LiveZilla Live Help
Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
PÓS-GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 99943-0498

Notícias

A Aupex muda sua vida. João, formado na Aupex, tem o seu próprio escritório e é professor

A Aupex muda sua vida. João, formado na Aupex, tem o seu próprio escritório e é professor
12/07/2017

Com mensalidades acessíveis e horário flexível, o ensino a distância no Brasil atrai cada vez mais alunos. Até 2014 o contingente de estudantes  que procuraram qualificação pelo modo online somava mais de 3,8 milhões de alunos em 2014 segundo dados Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Tal modalidade abriu as portas para milhões de brasileiros terem acesso ao aprendizado qualificado e à formação em nível superior, antes restrito apenas ao público que conseguia freqüentar diariamente as aulas em uma faculdade. Graças ao EAD, donas de casa, moradores de cidades distantes, pessoas mais velhas, com uma rotina apertada ou cheia de compromissos em lugares diversos podem aprender e ter mais oportunidades de mudar suas vidas. 


João Zeferino Junior foi um dos que obteve sua formação acadêmica em 2012 na Aupex, Polo de Graduação e de Pós-graduação a distância da Uniasselvi, que tem mais de 15 anos de atuação em Joinville. O diploma de Bacharel em Ciências Contábeis permitiu que ele guinasse totalmente sua vida. Hoje, João conseguiu abrir seu próprio escritório de contabilidade e é professor acadêmico na própria Aupex/Uniasselvi.


Ele conta que a indecisão de qual faculdade seguir protelou a formação profissional, mas o contador contábil tem orgulho da escolha e das conquistas que a graduação lhe permitiu. Realizado, ele brinca sobre o caminho que percorreu até chegar à faculdade certa: “Cursei Administração, Comércio Exterior, Logística, Processos Gerenciais e Gestão Financeira. Mudava muito de cidade quando era jovem, e em cada cidade era uma novo curso”, relembra.


A decisão em estudar Ciências Contábeis pela Aupex/Uniasselvi foi tomada depois que ele passou por uma experiência de quatro meses em Luanda, capital da Angola em 2007. “Recebi um convite para trabalhar em Angola e fui iludido para lá pensando que poderia fazer um pé de meia e voltar para o Brasil. Me desdobrava na parte financeira, gerencial e comercial de um complexo turístico, um trabalho cansativo e estressante”, conta.


O choque de culturas pesou na decisão de não ficar muito tempo em Angola, país saído há poucos anos da guerra civil, que acumulava muita miséria, doenças,  clima e legislação trabalhista muito diferentes na época. O contador confessa que admirava a alegria do povo mesmo com a falta de perspectiva da maioria da população. “Lá você é milionário ou miserável”, reforça. 


A volta adiantada para casa em 2008 também foi motivada pela saudade da esposa e do filho que estava completando um ano de idade. Ao chegar ao Brasil, João se motivou em completar uma faculdade para oferecer maior segurança financeira à família. Por já ter trabalhado na Aupex anos antes, ele pensou na instituição, que tem como característica o ensino EAD, aulas presenciais uma vez por semana, tutor em sala de aula, mensalidade acessível e diploma igual ao presencial. 


Ao perceber que a contabilidade está em tudo – impostos, abertura de empresas, notas fiscais, etc – João se inscreveu em Ciências Contábeis, profissão com um grande campo de trabalho. João trocou muitas ideias com seus tutores de sala de aula, buscou experiência em empregos na área contábil e conseguiu posteriormente conquistar sua clientela, abrindo seu escritório em 2015 e, na mesma época, recebendo convite para dar aulas em curso técnico e em curso superior.


Com cerca de cinco turmas em Ciências Contábeis na Aupex/Uniasselvi e com o escritório em crescimento, ele tem estima pela faculdade que o formou. “Já estudei em cursos presenciais e a distância e afirmo que a diferença do aprendizado quem faz é o aluno. Sou eu tenho que fazer a diferença como profissional. Sou um contador que oriento o cliente em todas as etapas, desde a abertura até os gastos mensais, para fazê-los entender como funciona a contabilidade”. 


Já como professor, ele ensina que o contador tem que ter uma visão diferente de outras profissões. “Ciências Contábeis é uma profissão que engloba administração, finanças, auditoria,  gestão e requer atenção em tudo. O aluno da área deve “viver contabilidade” em cada passo”.  A próxima meta de João é iniciar o Mestrado na área para continuar se aprimorando como professor e profissional.  A esposa, os dois filhos de 10 e 5 anos,  e a Aupex/Uniasselvi se orgulham da trajetória de sucesso de João. 

 

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar