LiveZilla Live Help
Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
PÓS-GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 99943-0498

Notícias

Acadêmicos da Aupex realizam visita técnica no Bovespa nesta sexta (3)

Acadêmicos da Aupex realizam visita técnica no Bovespa nesta sexta (3)
03/11/2017

Os acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis da Aupex/Uniasselvi se uniram e viajaram para São Paulo nesta sexta-feira, 3/11, com o intuito de conhecer a Bovespa - Bolsa de Valores de São Paulo. Os acadêmicos estão sendo acompanhados por seus tutores de turmas: Flávio Brustoloni (Administração e Processos Gerenciais), João Zeferino Junior (Ciências Contábeis), Neise Nascimento (Ciências Contábeis) e Roberto Gonçalves  Machado (Administração, Logística e Processos Gerenciais).

O objetivo da visita técnica é mostrar aos alunos como funciona uma Bolsa de Valores, local onde são negociadas as ações das empresas com capital aberto, ou seja, empresas que tem ações que podem ser compradas por qualquer pessoa. Quando as empresas apresentam capital fechado, característica da maioria das empresas no Brasil, as ações não são negociadas e o interessado pode se tornar sócio da organização se entrar em acordo com os sócios das empresas.

O que é a Bovespa?
A Bovespa, atual BM&F Bovespa  (Bolsa de Mercadorias & Futuros), concentra todas as operações do mercado acionário brasileiro. Tornou-se a terceira maior bolsa do mundo em valor de mercado (depois de EUA e Alemanha), a segunda das Américas, depois dos Estados Unidos, e a líder no continente latino-americano.

O embrião do que viria a ser a Bovespa começou em 23 de agosto de 1890. Antes dele, o Brasil já contava com a Bolsa de Valores de Rio de Janeiro, fundada em 1845, e que durante décadas foi a mais importante do Brasil.

Em 2002, a Bolsa do Rio de Janeiro foi incorporada pela BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros). Dois anos antes, um acordo entre as nove Bolsas regionais do país, estipulou que todos os negócios do mercado de ações se concentrariam em São Paulo.

Na BM&F Bovespa, as operações são realizadas por meio de pregão eletrônico. Ou seja, as negociações são fechadas automaticamente, por computador, por isso aquela imagem dos operadores gritando com rádios e telefones celulares virou coisa do passado no Brasil.

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar