LiveZilla Live Help
Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
PÓS-GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 99943-0498

Notícias

Acadêmicos de Pedagogia lotam Plenário da Câmara participando de Seminário em Educação

Acadêmicos de Pedagogia lotam Plenário da Câmara participando de Seminário em Educação
30/06/2017

Na noite dessa quinta-feira (29/6), o Plenário de Câmara de Vereadores de Joinville foi lotado por acadêmicos do curso de Pedagogia da Aupex/Uniasselvi que participaram do Seminário Interdisciplinar III de Educação Inclusiva. O evento foi realizado pelas tutoras de Licenciatura em Pedagogia que trouxeram suas respectivas turmas: Dilcicleia Gonçalves de Barros (PED 1495/ PED 1537), Regiane Beatriz Moreira (PED 1493), Scheyla Regina Soares (PED 1494/ PED 1560) e Viviane de Souza da Rocha (PED 1496). O seminário contou com a presença da palestrante Neuzi Schotten, Mestre em Educação e Secretária Municipal de Educação de Pomerode , dos convidados Alaíde Honorato da Silva, fonoaudióloga e presidente do Fomede – Fórum Macrorregional de Educação Étnico-Racial de Itajaí, e de  Rhuan Fernandes, professor, Secretário do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial e Integrante do Movimento Negros Maria Laura.


Após a abertura do Seminário às 19h30 pela doutora em Filosofia e diretora da Aupex/Uniasselvi Carin Hoegen,  a mestre Neuzi Schotten explanou um pouco sobre suas experiências na alfabetização e em gestão pedagógica em 31 anos de profissão.  A pedagoga afirmou que ser professor é fazer o que ama e não ver o tempo dentro da sala de aula passar.  Ela suscitou os alunos a pensarem que a Educação e não é só transmissão de conhecimento. “Na Educação, o que se transmite é a informação. Já o conhecimento é algo construído e permeado de valores humanos”, reforçou.


Antes de adentrar no tema das práticas pedagógicas e de atitude inclusivas intitulada de “O Desafio da escola para garantir o direito de aprender”, a palestrante questionou a plateia a refletir sobre qual a concepção de ensino e aprendizagem ideal para que todos os alunos estejam inclusos no modelo atual de ensino. “Nenhuma prática pedagógica é nula”, ressaltou Neuzi, porém ela indaga sobre a eficácia de ainda se utilizar o modelo de formação na Educação de muitos anos atrás. 


Outro ponto levantado pela secretária de Pomerode foi a necessidade de a alfabetização ser eficaz pelo fato de o domínio da leitura pelo aluno ser a porta de entrada para todas as outras ciências. “Um aluno que não souber ler, escrever e entender o que está lendo terá dificuldade de compreender as outras áreas também”, defendeu.


Após o fim da palestra, Neuzi e os convidados Alaíde e Rhuan responderam as questões sobre os desafios da inclusão na Educação. O encerramento aconteceu com homenagem aos profissionais convidados,  à diretora Carin e a secretária da Aupex Marli Loureiro realizado pelas tutoras do curso de Pedagogia.

conheça os profissionais convidados para o Seminário

Neuzi Schotten, Secretária Municipal de Educação de Pomerode,  Mestre em Educação, Professora no curso de licenciatura em Pedagogia pela Uniasselvi, Foi coordenadora durante 17 anos dos Articuladores e Tutores Externos na Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi. 


Alaíde Honorato da Silva, Fonoaudióloga, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, coordenadora do Fórum da Mulher de Araquari e Presidente do Fomede – Fórum Macrorregional de Educação Étnico-Racial de Itajaí.


Rhuan Fernandes, professor de Educação Física, Acadêmico de Licenciatura em História, Educador Social no Serviço de Fortalecimento de Vínculos, Secretário do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial, Integrante do Movimento Negros Maria Laura. 

 

 

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar