LiveZilla Live Help
Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
PÓS-GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 99943-0498

Notícias

Assistente social formada na Aupex tem artigo publicado e aprovação em concurso do TJ

Assistente social formada na Aupex tem artigo publicado e aprovação em concurso do TJ
10/08/2017

Formada em Serviço Social em 2014, e tutora da mesma faculdade pela Aupex/Uniasselvi, Fabiana Cardozo é o exemplo de como nosso curso forma excelentes profissionais. Ela também é pedagoga há mais de 12 anos e trabalha na Secretaria municipal de Assistência Social como educadora. Além de ter sido aprovada no concurso para o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina como assistente social (ela aguarda ser chamada), a professora e mais outra colega de trabalho - terapeuta ocupacional Silvane Penkal -  tiveram seu artigo publicado no livro “Boas Práticas no SUAS”, elaborado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina. O livro lançado recentemente é resultado de um concurso promovido em 2015 e reuniu os 17 melhores artigos selecionados por profissionais da área do Estado. 


O artigo foi desenvolvido a partir dos grupos de trabalhos realizados no Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) Norte, local onde ambas atuam, com o título “Grupos no CREAS: uma alternativa de enfrentamento à violação de direitos”. Fala dos grupos denominados “Envelhecendo em Família e Semeando Valores”, que são realizados com idosos, crianças e adolescentes e suas famílias, visando prevenir, minimizar e enfrentar as violações de direitos sofridas pelos usuários, assim como a negligência em relação ao cuidado, protetividade e sobrecarga do cuidador.


Fabiana acumula experiência profissional de 12 anos na Secretaria de Assistência Social, inclusive foi gestora, e designa o Abrigo Infanto Juvenil - serviço que abriga crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que tiveram seus direitos violados, proporcionando atendimento integral e zelando por seus aspectos físicos, psicológicos, pedagógicos e sociais - como precursor de uma grande mudança em sua vida. Ao coordenar o Abrigo, local onde trabalhou durante seis anos, Fabiana teve vontade de aprender mais sobre o universo de Serviço Social e decidiu voltar à faculdade para ter a oportunidade de atuar também como assistente social. 


As faculdades de Serviço Social e Pedagogia se complementam e me  permitiram entender a importância de focar o trabalho entre a família e a criança na escola, e não apenas na criança em sala”, ressalta ela quem defende a inserção de uma assistente social em cada escola. A educadora acredita que a permanência deste profissional no ambiente escolar seria um investimento na educação, colaborando para as crianças superarem as dificuldades socioeconômicas e, assim, terem acesso ao ensino. “A relação da criança com a sala de aula é um reflexo do contexto social familiar em que ela está inserida. Se a criança tem problemas familiares apresentará dificuldades no ensino e de comportamento”, explica. E complementa: “Todos tem direito a educação. O que acontece é que muitas vezes não tem acesso a esse direito. Por isso, a importância de um assistente social atuante na Educação”, justifica.


A tutora da Aupex/Uniasselvi, que também possui Mestrado em Educação, hoje está realizada ministrando aulas nas faculdades de Educação e Serviço Social para os acadêmicos. “Eu sozinha não dou conta de mudar o mundo. Ao dar aula para futuros pedagogos e assistentes sociais eu multiplico as sementes da transformação, para que eles quando atuarem como profissionais em suas áreas sejam os agentes da mudança”, completa.

Faça como a Fabiana fez e faça sua segunda faculdade na Aupex/Uniasselvi. Ou venha fazer sua primeira faculdade e mudar a sua trajetória na carreira. 

Inscreva-se em nossos 30 cursos de graduação da Aupex pelo link http://aupex.com.br/cursos-de-graduacao-a-distancia-joinville. Aulas no Polo de Graduação na R. Dona Francisca, nº 934, Saguaçu, e estamos com o Polo 2 na rua Iririú, 1777, bairro Saguaçu, no mesmo prédio do banco Bradesco, no segundo andar. A entrada para o novo Polo da Aupex/Uniasselvi se dá pelo estacionamento do banco Bradesco, e o prédio é de fácil localização, situado em frente ao Terminal de Ônibus do Iririú. Mais informações pelo fone (47) 3025-5077 e Whatsapp: (47) 99943-0498.

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar