LiveZilla Live Help
Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
PÓS-GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 99943-0498

Notícias

Cursos a distância cada vez mais perto dos estudantes

Cursos a distância cada vez mais perto dos estudantes
19/01/2018

Formada no ano passado no curso de Licenciatura em Geografia pela Aupex/Uniasselvi, Vanessa Camargo F. T. Francisco representa os estudantes que tem escolhido cada vez mais a modalidade a distância para obterem uma formação em nível superior. Estudos tem mostrado que a escolha se deve pelo fator tempo (o estudante não perde tempo se deslocando diariamente e consegue obter mais qualidade de vida), pela acessibilidade do curso como a mensalidade mais em conta e sem gastos de deslocamento e qualidade na formação, por meio dos materiais de estudo. Vanessa estudou na modalidade semipresencial com aulas uma vez por semana realizados pelo tutor do curso formado e experiente na área do curso, item exclusivo que só a Aupex/Uniasselvi oferece, e ficou feliz com o resultado final. Ao buscar o certificado de ensino superior, a nova graduada trouxe toda a família para registrar esse momento única de sua vida. Veja abaixo a matéria sobre o crescimento explosivo do EAD no Brasil.

Sem precisar frequentar 

Fazer um curso, seja de graduação, técnico, pós, preparatório para concursos ou de idiomas, é possível mesmo sem frequentar uma sala de aula. Basta o interessado escolher entre as diversas opções disponíveis no mercado dos cursos da modalidade EAD – ensino a distância. O Censo de Educação Superior 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), confirma o crescimento desse tipo de curso no país. Entre 2015 e 2016, o número de matrículas em cursos de graduação a distância teve alta de 7,2%, enquanto que na modalidade presencial diminuiu 1,2%.

No período de dez anos, a participação no total de matrículas cresceu de forma expressiva. Em 2006, 4,2% dos universitário eram frequentadores de cursos de EAD. Em 2016, essa modalidade passou a responder por 18,6% das matrículas no Brasil.

Para a professora e conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Ivete Palange, são vários os motivos que levam os estudantes a procurar cursos a distância. Entre eles, está o acesso mais fácil à tecnologia. “Antigamente, os cursos a distância dependiam dos Correios. Anos depois, passaram a ser feitos pela TV e, em seguida, pelo computador. Hoje, o estudante pode ter acesso às aulas pelo smartphone”, analisa.

Além das facilidades propiciadas pela tecnologia, o preço também é um atrativo, conforme a professora. “Os custos são menores na comparação com um curso presencial, já que não há gasto com a manutenção de uma sala. Assim, os preços são mais acessíveis”, observa. Ela diz que não há um levantamento da entidade sobre os preços na comparação com os cursos convencionais. “Pelo que percebo, em média, o curso online é 30% mais em conta”, diz.

Alteração

Regra. Em junho de 2017, o Ministério da Educação passou a permitir o credenciamento de instituições de ensino superior para cursos de EAD sem a necessidade de credenciar cursos presenciais.

Online chega a 80% dos alunos

E não é apenas na graduação que os cursos a distância vêm conquistando adeptos. Na hora de estudar para a tão sonhada vaga num concurso público, muitos concorrentes buscam os cursos a distância. No Supremo Concursos, sediado em Belo Horizonte, essa modalidade lidera a preferência dos alunos, sendo responsável por 80% das matrículas, conforme o diretor do estabelecimento voltado para a preparação para concursos, Frederico Neder. “Iniciamos no mercado como um curso presencial em 2009. Em 2012, 20% dos negócios eram provenientes desse segmento. Três anos depois, mais da metade dos alunos, 52%, já eram da modalidade a distância”, observa o diretor.

Ele ressalta que o curso online permite à empresa crescer além dos limites da capital, podendo ter alunos de vários pontos do país sem ter que investir numa estrutura física.

Para Neder, entre as vantagens dessa modalidade está o ganho de tempo. “O aluno não precisa se deslocar até a unidade de ensino, não perde tempo com o trânsito nem tem gastos com o transporte. Aliás, dentro do ônibus, com um smartphone, é possível assistir às aulas. Assim, é possível organizar melhor o tempo”, diz.

Entretanto, o diretor do curso preparatório observa que é necessário saber organizar o tempo: “É preciso tomar cuidado com o deixar para depois, já que o aluno pode assistir às aulas quando quiser. Logo, é importante que o curso a distância seja tratado como um compromisso”.

Tempo para muitas tarefas

O curso a distância permite que a empresária Adriane Ragazzi administre melhor seu tempo. “Tenho uma empresa e sou mãe. Uma das vantagens é o ganho de tempo, pois não preciso me deslocar”, diz.

Ela conta que ficou com receio de não conseguir terminar o curso, o que foi superado, tanto que já está na segunda graduação na mesma modalidade. “É preciso ter disciplina para estudar”, avisa.

Fonte: JULIANA GONTIJO - O TEMPO – 15/01/2018

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar