LiveZilla Live Help
Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
PÓS-GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 99943-0498

Notícias

Ingressar no mercado de trabalho, um desafio e tanto! Confira dicas que podem ajudar

Ingressar no mercado de trabalho, um desafio e tanto! Confira dicas que podem ajudar
06/10/2017

O início de sua carreira começa com os estudos. Para muitos, o primeiro emprego vem antes da faculdade, enquanto outros esperam a graduação para entrar no mercado de trabalho. Seja qual for a sua situação a iniciação profissional nunca é um caminho fácil. A inexperiência é um fator que pode preocupar, mas uma primeira oportunidade sempre irá surgir.

No Brasil, muitos começam suas carreiras enquanto ainda estão no ensino médio. Os aprendizes formam uma força de trabalho com muita vontade de vencer. Para se destacar na empresa e até conseguir ser efetivado, no entanto, vai depender de quanto você está disposto a estudar, ser profissional e muito proativo.

A situação não é muito diferente para quem está começando na carreira após a universidade. Um grande desafio, senão o maior, para quem acabou de concluir uma graduação e está em busca do primeiro emprego é a inexperiência no mercado corporativo. Em um mundo cada vez mais globalizado, as informações circulam com muita rapidez dentro das empresas e, para quem está começando agora a adaptação não é uma das situações mais fáceis.

Independente de qual a fase da vida profissional que você está passando, pra dar um start na iniciação profissional, as dicas valem para todos. Confira sete dicas que valem para quem já se formou e está ingressando no mercado de trabalho e para quem ainda não terminou o ensino médio e não pensa em cursar uma faculdade.

1. Ouvir é mais importante que falar: Absorva o máximo de informações que puder sobre a empresa, como ela funciona, quais são as principais metas e regras e como você pode contribuir para alcançar esses objetivos.

2. Não fique preso em uma bolha: Não se limite a conhecer apenas pessoas de sua idade ou departamento. Procure conhecer os colegas mais velhos, de outras áreas da companhia e fazer contatos profissionais variados.

3. Não ultrapasse a linha profissional: Mesmo que goste e se identifique com determinadas pessoas no ambiente de trabalho, procure manter limites profissionais para seus relacionamentos no escritório. Não seja levado por fofocas e não tome o lado de outras pessoas em conflitos dentro da empresa.

4. Leve seus erros a sério: Não há nada mais frustrante para um chefe do que um colaborador que comete erros e parece não dar a mínima importância para eles. Quando você faz algo errado, procure tomar as responsabilidades para si de maneira madura.

5. Faça o que prometeu dentro dos prazos: Seja fiel à suas promessas e cumpra os prazos estabelecidos. Uma péssima condição para sua reputação e credibilidade é fazer o contrário.

6. Esteja disposto a aprender: Principalmente pelo fato de você estar em seu primeiro emprego. A teoria aprendida em sala de aula pode ser muito diferente daquilo que acontece no mercado de trabalho, por isso não confie apenas nos livros e esteja disposto a aprender todos os dias.

7. Seja grato: Quando seu chefe ou outro colega ajuda você em determinada tarefa, não se esqueça de oferecer seus agradecimentos sinceros. As pessoas valorizam imensamente quando são apreciadas por outras pessoas.

Fonte: JACQUELINE GONÇALO - REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar