LiveZilla Live Help
Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
PÓS-GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 99943-0498

Notícias

O que você precisa saber sobre Engenharia Civil. Conheça o curso que a Aupex oferece

O que você precisa saber sobre Engenharia Civil. Conheça o curso que a Aupex oferece
06/03/2018

Engenharia Civil vai muito além de pontes, prédios e residências.  Esta área é considerada um dos mais versáteis e completos ramos da engenharia contemporânea. Um engenheiro civil projeta todos os tipos de construções, lidera equipes, gerencia trabalhos desde a parte administrativa até a prática, busca a sustentabilidade e faz da matemática, física, química, biologia e informática ferramentas para uma das mais sólidas carreiras do mercado.

Se você tem interesse pela Engenharia Civil,  confira algumas de suas características e saiba o que faz esse profissional, o que é importante saber para tirar o máximo proveito e o que espera o recém-formado do mercado de trabalho.

O engenheiro civil pode atuar na gestão, planejamento e fiscalização de obras de diversos setores, como edificações, pontes, túneis, portos, aeroportos, sistemas de água e esgoto, entre outros. No escritório, as funções do engenheiro ficam por conta da análise de relatórios, mapeamento e gerenciamento de dados que devem constar nos projetos realizados.

Além das questões da construção em si, a análise econômica também é responsabilidade desse profissional, que deve estimar custos globais de materiais, equipamentos e mão de obra para prever a viabilidade de colocar o projeto em prática. E existem muitos softwares modernos que auxiliam esses profissionais nos projetos, na gestão e organização, na visualização de desenhos de estruturas e sistemas tridimensionais ou no preparo de testes teóricos sobre algumas variáveis que devem ser incluídas no processo. No trabalho de campo, o engenheiro civil deve estar sempre atento ao andamento das obras, supervisionando a equipe de trabalho e os pontos-chave da operação.


Da mesma forma que ocorre em outras engenharias, o engenheiro civil pode ainda se especializar em determinadas áreas de atuação. Há quem deseje trabalhar no setor de transportes, criando estradas, planejando a mobilidade urbana e atuando em obras portuárias ou de aviação. 

Outros profissionais optam pela engenharia de estruturas e desenvolvem habilidades com desenhos e cálculos, certificando-se da qualidade da obra, tanto em aspectos de segurança, quanto de durabilidade. Já os engenheiros civis voltados para o setor geotécnico, focam no solo, analisando sua resistência para suportar as construções que serão realizadas, com destaque à criação de túneis.

O Curso de Engenharia Civil tem duração de 5 anos e nos dois primeiros semestres são contempladas às disciplinas comuns a outras engenharias como cálculo ou física. A graduação em Engenharia Civil possibilita que o profissional atue em construção urbana, estruturas e fundações, gerenciamento de recursos prediais, hidráulica e recursos hídricos, infraestrutura e saneamento, podendo atuar também em empresas públicas ou privadas, no desenvolvimento de projetos de construção ou consultoria em geral. O curso da Aupex/Uniasselvi é reconhecido pelo MEC - Portaria nº 439, de 22 de maio de 2017.

Para preparar o estudante para o mercado de trabalho, ao final da graduação há a disciplina de estágio supervisionado, obrigatório para a graduação. Essa pode ser a primeira oportunidade de atuação direta e a chance de expor os conhecimentos adquiridos ao longo do período de graduação, aprendendo com a prática muitos outros fundamentos, além de reforçar grande parte do conteúdo previamente estudado. Para aqueles que desejam experimentar o mundo profissional com antecedência, vale lembrar que muitos estágios são disponibilizados geralmente para estudantes a partir do terceiro ano e que, mesmo não fazendo parte da grade curricular, agregam igualmente muito conhecimento à formação do futuro profissional.

As aulas de Engenharia Civil da Aupex/Uniasselvi acontecem todas as quintas e sextas-feiras, das 19 às 22 horas no Polo Iririú.

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar