LiveZilla Live Help
Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
PÓS-GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 99943-0498

Notícias

Teatro Libração se apresenta na Aupex/Uniasselvi

Teatro Libração se apresenta na Aupex/Uniasselvi
27/04/2018

A Aupex/ Uniasselvi recebeu na noite da última quarta-feira, 25/4, o grupo de Teatro Libração, formado em sua maioria por atores deficientes auditivos. O objetivo da apresentação do teatro playback foi comemorar os 16 anos da Lei Nº 10.436 de Libras, publicada em 24 de abril de 2002, que reconheceu Libras como língua da comunidade surda. O convite foi realizado pelo curso superior de Letras/ Libras da Aupex/Uniasselvi que tem como tutora a intérprete Márcia Barbosa dos Santos. 

Os integrantes do Teatro Libração interagiram com a plateia e fizeram o público rir, destacando a inclusão social e lembrando da grande comunidade surda e que possui deficiência no país, tornando Libras a segunda língua mais usada no país depois da Língua Portuguesa.

Conforme a Lei  Nº 10436/02 “entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Sobre o grupo de Teatro Libração 
O nome do Grupo de Teatro Libração significa: Libras com emoção, ação, vibração! O grupo teve inicio em agosto de 2011 como um curso de teatro para pessoas surdas, com o objetivo de criar um ambiente descontraído em que os alunos pudessem experimentar teatro e se expressar através da arte. Rapidamente o curso virou um grupo e os alunos, atores e atrizes, iniciando um processo de criação de espetáculos e cenas que tratam da cultura surda, das possibilidades e limitações. O projeto do grupo foi idealizado e realizado pela iniciativa da diretora Manoella Carolina Rego, que trabalhou por mais de cinco anos na Dionisos Teatro como assistente de produção, e ainda presta serviços como operadora técnica de iluminação e sonoplastia, criadora de adereços, além de ser atriz de Teatro Playback. 

 

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar