LiveZilla Live Help
Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
PÓS-GRADUAÇÃO (47) 3025-5077

Palavra da Diretora

Carin Hoegen

Diretora do Polo Aupex/Uniasselvi. Doutora em Filosofia. Pós-graduada em Biologia. Graduada em Matemática, Ciências, Química e Física


17/04/2017

A importância da expectativa

Pode ser que esta não seja a pergunta mais pertinente do seu dia, mas é pertinente que você sempre se pergunte: Quais as minhas expectativas? E quais terei para daqui a dez anos? Justamente por parecer ser muito óbvio é que, muitas vezes, não percebemos que as expectativas impactam todos os nossos sentidos. Elas abarcam e movimentam nossos sentimentos, ações, comportamento e direcionam nosso foco. O suficiente para determinar a relevância com que as coisas vão tomando proporção em nossas vidas.

 

Pessoas que não estabelecem expectativas não sentem felicidade. No entanto, é importante que você as planeje mesmo que, primeiramente, não as atinja. Isso porque, alcançada ou não, a expectativa gera um efeito positivo. Se atingi-la, seu cérebro vai liberar a dopamina, a molécula responsável pela motivação, também conhecida como o hormônio da felicidade. Caso este objetivo seja interrompido, ele interessantemente resultará em mais energia, justamente para que você tente novos caminhos e, claro, não desista.

 

Esta expectativa frustrada é quem vai ser a responsável por levá-lo àquele estado de inconformismo que não te permite parar. Se você já jogou um game em que não conseguiu superar as fases, mas nem mesmo assim desistiu, você já recebeu motivação para alcançar a expectativa novamente e nem se deu conta. Neste momento, é necessário ter consciência de que muitas fases serão superadas após muito treino, e com a conquista de autoconfiança e paciência.  Em outros casos, você perceberá que seus sonhos só serão almejados com  mudança de estratégias e atitudes.

O importante é que você cultive este exercício no seu cérebro de gerar expectativas e alcançá-las para receber dopamina. Pessoas sem expectativas tem baixa concentração de dopamina e se sentem desmotivadas, fatigadas, com humor variado, e tem raros momentos de prazer e felicidade.

 

A expectativa faz você acreditar na possibilidade de chegar a algum resultado. Crie expectativa e tenha motivação para fazer algo maior sempre. É cultivando-na que você terá seus momentos de felicidade. 

 

* Carin Hoegen: Diretora do Polo Aupex/Uniasselvi. Doutora em Filosofia. Pós-graduada em Biologia. Graduada em Matemática, Ciências, Química e Física. 

Voltar