fbpx

Maio é o mês das mães. Mães da Aupex: Aline

Aline Ayres Ferreira é uma professora conhecida pela sua espontaneidade e suas frases de efeito, o que não lhe tira o carisma, a competência nem o fato de ser querida pelos alunos e colegas de trabalho. 

Mestre em Pedagogia, Aline soma uma carreira de 19 anos lecionando. A tutora de turmas de Pedagogia da Aupex/Uniasselvi e do curso de Pós-graduação da Aupex acredita que provavelmente não estaria em Joinville caso não se descobrisse grávida há nove anos. “Eu era especialista de ensino de uma empresa, morava em Florianópolis e meu marido em Joinville. A gravidez me fez tomar a decisão de morar em Joinville com ele e ter de iniciar uma nova carreira aqui”, reitera. 


Mãe de Marina, única filha, ela assume que adora se dedicar ao exercício da maternidade. “Nunca levei jeito para ser dona de casa, mas sinto um prazer em fazer a comida para ela, de organizar a rotina da casa”, resume. A pedagoga não esconde que é uma mãe que faz cobranças nas rotinas escolares da filha de oito anos. “Minha filha não tem que ser a melhor, mas ela tem que dar o melhor de si”, afirma. 

Por enquanto, a professora não pensa em fazer doutorado devido à dedicação exclusiva que este grau acadêmico exige durante seus quatro anos. “Não quero deixar de acompanhar minha filha no dia a dia como faço hoje”, explica. 

Para Aline, a mãe não precisa educar com base em livros, mas deve ser pautada pelo bom senso, educar o filho seguindo seus instintos assim como já escreveu a escritora Lya Luft: “(… no amor para a criança)… não se exigem grandes instruções nem grandes bens materiais, não se faz teorizando, debatendo, mas dando regaço acolhedor, mão firme e ouvido atento” .

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?