fbpx

Vale a pena fazer licenciatura?

A licenciatura é um curso superior voltado principalmente à formação de professores para o ensino fundamental e o ensino médio, em escolas públicas e privadas.É bastante popular no Brasil há muito tempo. Tanto é que a licenciatura mais famosa do Brasil, Pedagogia, está entre os cursos que mais têm estudantes matriculados: quase 650 mil, de acordo com o mais recente Censo da Educação Superior.

Só que as licenciaturas vão muito além da Pedagogia. As opções são muitas, desde Artes até Turismo, passando por aquelas matérias clássicas que a gente vê na escola – Português, Ciências, Educação Física, Matemática, Geografia, etc.

Bateu aquela dúvida se vale a pena fazer uma licenciatura? Vamos propor um teste bem rápido. Se você responder sim à maioria das questões abaixo, então esse tipo de curso tem grandes chances de ser o ideal para você?

Você gosta da ideia de ser professor?

Dar aula é a atividade número um do licenciado. Por mais que ele possa optar por trabalhar em outras frentes, terá que encarar essa tarefa por algum tempo -já começa na segunda metade do curso, durante os estágios supervisionados.

Se você gosta da ideia de ensinar, portanto, já tem meio caminho andado para fazer uma licenciatura. Se ainda não sabe, vamos ajudá-lo a entender melhor:

-As licenciaturas são focadas no ensino. Durante os estudos, os alunos vão conhecer a fundo o tema do curso escolhido (Química, Física, Pedagogia, Letras, Educação Física, etc.) e, junto a isso, terão uma série de disciplinas sobre didática, metodologias de ensino, políticas educacionais, gestão escolar e por aí vai.

 

-Os cursos duram entre 3 e 4 anos e podem ser feitos em diferentes modalidades (presencial ou a distância).

-Há uma diversidade enorme de licenciaturas disponíveis no Brasil.

-O mercado de trabalho para professores em geral é bom, com oportunidades na rede pública e particular.

Gosta de estudar?

Se ensinar é a principal função da licenciatura, estudar é tão importante quanto. É por meio de bastante estudo, atualização, novas informações, pesquisa por novos métodos de ensino, etc., que o professor se aprimora e vai avançando na carreira – além, é claro, de aumentar suas possibilidades de conseguir salários maiores.

Portanto, fazer uma licenciatura significa estudar sempre, todos os dias, pelo resto da vida. É um hábito comum aos grandes professores.

Se você gosta de estudar, já pode somar mais um ponto a favor das licenciaturas. Se não é muito a fim, dê uma olhada no próximo tópico e decida.

Prefere estudar de maneiras diferentes?

Quando a gente fala em estudar, não está se referindo apenas àquele modelo tradicional em que o aluno (ou o profissional) passa horas e horas com a cara enfiada no livro, sentado na biblioteca ou na sala de aula.

Hoje, com a tecnologia e o avanço das metodologias de ensino, a gente já pode estudar de maneiras diferentes, mais dinâmicas e interessantes. Fazer um curso a distância é uma delas.

Nas licenciaturas EAD o aluno pode estudar de onde quiser, no seu próprio tempo (desde que respeite as datas de entrega, claro). Para isso, basta um computador com conexão à internet.

As aulas acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem oferecido pela própria universidade. Lá os alunos assistem às aulas virtuais, realizam atividades didáticas, tiram dúvidas com professores e tutores, conversam com outros alunos, acessam livros, apostilas e animações sempre que quiserem.

Além de tudo isso, ainda dá para conciliar o curso com o emprego e outras atividades.

É para quem gosta de estudar de maneira diferente, com maior autonomia e flexibilidade! O melhor de tudo: os cursos a distância estão cada vez mais populares, as mensalidades são mais em conta do que as dos cursos presenciais e o diploma é reconhecido no mercado de trabalho.

A Aupex/ Uniasselvi conta com diversos cursos de Licenciatura. Veja: Pedagogia, Artes Visuais, História, Geografia, Educação Especial, Filosofia, Sociologia, Licenciatura em Informática, Letras – Inglês, Letras-Libras, Matemática, Formação Pedagógica para Graduados, Formação Pedagógica Segunda Licenciatura.

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?