Formada em Serviço Social em 2014, e tutora da mesma faculdade pela Aupex/Uniasselvi, Fabiana Cardozo é o exemplo de como nosso curso forma excelentes profissionais. Ela também é pedagoga há mais de 12 anos e trabalha na Secretaria municipal de Assistência Social como educadora. Além de ter sido aprovada no concurso para o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina como assistente social (ela aguarda ser chamada), a professora e mais outra colega de trabalho – terapeuta ocupacional Silvane Penkal – tiveram seu artigo publicado no livro “Boas Práticas no SUAS”, elaborado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina. O livro lançado recentemente é resultado de um concurso promovido em 2015 e reuniu os 17 melhores artigos selecionados por profissionais da área do Estado.
O artigo foi desenvolvido a partir dos grupos de trabalhos realizados no Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) Norte, local onde ambas atuam, com o título “Grupos no CREAS: uma alternativa de enfrentamento à violação de direitos”. Fala dos grupos denominados “Envelhecendo em Família e Semeando Valores”, que são realizados com idosos, crianças e adolescentes e suas famílias, visando prevenir, minimizar e enfrentar as violações de direitos sofridas pelos usuários, assim como a negligência em relação ao cuidado, protetividade e sobrecarga do cuidador.
Fabiana acumula experiência profissional de 12 anos na Secretaria de Assistência Social, inclusive foi gestora, e designa o Abrigo Infanto Juvenil – serviço que abriga crianças e adolescentes de 0 a 18 anos que tiveram seus direitos violados, proporcionando atendimento integral e zelando por seus aspectos físicos, psicológicos, pedagógicos e sociais – como precursor de uma grande mudança em sua vida. Ao coordenar o Abrigo, local onde trabalhou durante seis anos, Fabiana teve vontade de aprender mais sobre o universo de Serviço Social e decidiu voltar à faculdade para ter a oportunidade de atuar também como assistente social.
As faculdades de Serviço Social e Pedagogia se complementam e me permitiram entender a importância de focar o trabalho entre a família e a criança na escola, e não apenas na criança em sala”, ressalta ela quem defende a inserção de uma assistente social em cada escola. A educadora acredita que a permanência deste profissional no ambiente escolar seria um investimento na educação, colaborando para as crianças superarem as dificuldades socioeconômicas e, assim, terem acesso ao ensino. “A relação da criança com a sala de aula é um reflexo do contexto social familiar em que ela está inserida. Se a criança tem problemas familiares apresentará dificuldades no ensino e de comportamento”, explica. E complementa: “Todos tem direito a educação. O que acontece é que muitas vezes não tem acesso a esse direito. Por isso, a importância de um assistente social atuante na Educação”, justifica.
A tutora da Aupex/Uniasselvi, que também possui Mestrado em Educação, hoje está realizada ministrando aulas nas faculdades de Educação e Serviço Social para os acadêmicos. “Eu sozinha não dou conta de mudar o mundo. Ao dar aula para futuros pedagogos e assistentes sociais eu multiplico as sementes da transformação, para que eles quando atuarem como profissionais em suas áreas sejam os agentes da mudança”, completa.
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