Diante de uma taxa de desemprego de 13,7% no Brasil, que resulta em mais de 14 milhões de brasileiros sem ocupação, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua de 2017, torna-se evidente que a disputa por vagas de trabalho está acirrada. “Mais do que nunca, o mercado está muito competitivo. Há ótimos profissionais no mercado de trabalho procurando vagas, estejam eles empregados ou desempregados”, analisa a sócia-gerente da LN Consulting, psicóloga e coaching de carreira, Ana Carolina da Cunha.
A Aupex entrevistou a experiente consultora de Joinville para saber como está o mercado de trabalho e de que forma o candidato deve agir tanto para descobrir uma oportunidade de trabalho quanto para agarrar o novo emprego. Confira o que ela disse:
Por onde o candidato deve pesquisar e buscar a vaga de emprego?
A rede de relacionamentos (networking) hoje é fundamental e é a ferramenta mais eficiente na busca de uma vaga de trabalho. Nas trocas de informações, os profissionais podem descobrir onde existem oportunidades e até serem indicados. Além disso há meios como o Linkedin e o próprio Google para pesquisa. Geralmente, as agências de RH se direcionam para um volume maior de vagas de trabalho, na maioria em áreas operacionais, e que não necessitam de uma seleção tão aguçada. Já as empresas de consultoria se direcionam para processos mais especializados, em que os profissionais são selecionados para cargos técnicos ou de mais alto escalão.
Como o candidato pode descobrir onde está a vaga que ele procura?
O profissional precisa se conscientizar de que ele deve procurar não só as vagas e, sim, as oportunidades. Mesmo que não esteja buscando a vaga de vendedor, ele deve saber vender sua imagem profissional. Por isso, atuar com uma rede de relacionamentos é muito importante. Essa é a forma mais viável de descobrir as oportunidades de trabalho.
Então procurar vaga de trabalho em agência de emprego não é um meio eficaz?
Há uma pesquisa que indica que as vagas de emprego se destacam da seguinte forma: 3% das vagas estão em banco de dados, 17% com headhunters (caçadores de talentos) e 80% em networking. Vejo que as pessoas ainda não se deram conta da força da rede de relacionamentos para se recolocarem no mercado de trabalho. É necessário saber fazer um marketing pessoal e correr atrás de oportunidades. Isso é a diferença!
Quais as etapas do processo de seleção de vagas?
O candidato deve ter em mente que existem três etapas: o antes, o durante e o depois. Na primeira fase, a partir do momento em que ele for chamado para a entrevista, o candidato deve pesquisar sobre a empresa (caso obtenha conhecimento) e levantar informações relevantes para ir bem preparado e mais confiante.
Durante a entrevista, o candidato deve ser claro, transparente e se focar em informar as ações de sua carreira que geraram resultados. Muitos profissionais se perdem ao "contar histórias" e saem do foco da entrevista. O depois é perguntar, ao fim da entrevista, qual é o prazo para a resposta da vaga caso o entrevistador não informe. Assim, o candidato não fica indeciso sobre o prazo da seleção da vaga e não corre o risco de ligar muitas vezes para saber se vai ser chamado para o novo emprego.
Como o candidato deve se comportar numa entrevista de emprego?
Durante a entrevista, o candidato deve manter uma postura formal, ser profissional, independente de conhecer ou não o entrevistador.
Além disso, ele deve cuidar com as palavras usadas, evitar gírias e vestir trajes neutros. As mulheres devem evitar decote, roupas justas e curtas e excesso de acessórios. Os homens também devem ter cuidado com a roupa com que vão se apresentar.
O candidato também não deve deixar o celular ligado para, assim, evitar o constrangimento de receber uma ligação ou mensagem nesse momento. É importante que ele tenha discrição em todas as fases pois pode estar sendo observado.
O que os candidatos podem fazer, mas geralmente não fazem?
Ao ser contatado para a entrevista de emprego, o candidato pode perguntar como será o processo da entrevista. Outra coisa que o candidato também pode perguntar, caso o processo seja com a consultoria, é sobre qual o traje mais adequado para usar durante a entrevista na empresa.
O que os candidatos não devem fazer?
Caso a vaga de trabalho seja sigilosa, o candidato deve respeitar o espaço do entrevistador e não insistir para que ele revele. Muitas vezes, as agências e empresas não estão autorizadas a repassar certas informações até a etapa final.
Por fim, o candidato não deve vir à entrevista de emprego para medir sua empregabilidade almejando apenas se será bem avaliado.Se o candidato tem empregabilidade, ou seja, se dispõe das habilidades que o perfil profissional exige, ele tem que vir à entrevista disposto a querer a vaga de emprego.