Fazer com que o ensino superior esteja ao alcance de todas as pessoas que queiram estudar é um dos principais objetivos das mudanças que o Ministério da Educação promoveu com a regulamentação da educação a distância (EaD). As instituições não só começam a ampliar a oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação nessa modalidade, como podem oferecer, exclusivamente, cursos a distância, sem a oferta simultânea de cursos presenciais. Atualmente, mais de 1,3 milhão de estudantes estão matriculados em cursos EaD em todo o país.
“A educação a distância traz essa possibilidade para o jovem e para o adulto que busca nos seus horários flexíveis e, até mesmo, em sua proposta curricular inovadora, fazer uma graduação ou pós-graduação. E isso é instigante para a pessoa que busca esse tipo de capacitação e informação”, explica o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Henrique Sartori.
De acordo com ele, para a expansão de todo o processo foi preciso alterar um decreto publicado há mais de uma década, a fim de atualizar a legislação sobre o tema. O motivo são as rápidas mudanças relacionadas à tecnologia da informação e comunicação, como a utilização de plataformas virtuais e da internet banda larga. “Isso fez com que novas tecnologias e ferramentas surgissem no ambiente da educação à distância”, ressalta o secretário.
Modernização
“Agora é permitido credenciamento das instituições que ofertam exclusivamente educação à distância. O que quer dizer isso? No bojo anterior da legislação nós tínhamos uma restrição: que as instituições presenciais já credenciadas poderiam ofertar educação a distância. Agora, a instituição que quer nascer exclusivamente para ofertar a educação a distância pode fazer isso no ambiente virtual”, detalha.
Quanto à fiscalização, de responsabilidade do MEC, o secretário explica que no contato direto com as instituições de ensino, não houve flexibilização de nenhuma norma, devendo ser o processo aprimorado em breve. “Estamos aprimorando as técnicas, a política de fiscalização e supervisão para orientar as instituições e, consequentemente, acompanhar o seu desenvolvimento.
Estude na Aupex e tenha aulas presenciais apenas uma vez por semana
Na Aupex/Uniasselvi as aulas acontecem uma vez por semana com professor experiente em sala de aula que explica todo o conteúdo, tira as dúvidas e auxilia nas atividades acadêmicas. Entre os diferenciais dos cursos da Aupex/Uniasselvi está a flexibilidade da EAD que permite estudar em qualquer lugar a qualquer horário. A mensalidade inclui o material didático – uma apostila a cada disciplina para o aprendizado do conteúdo e desenvolvimento de atividades.
Além do tradicional Polo na rua Dona Francisca, 934, recentemente inauguramos o Polo 2, localizado na rua Iririú, 1777, sala 207, no mesmo prédio do banco Bradesco e do Brasil, em frente ao Terminal do Iririú. A entrada para este novo Polo da Uniasselvi é feita pelo estacionamento do Bradesco e o número de telefone do é (47) 3804-5177. Oferecemos os cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia, acesse http://aupex.com.br/cursos-de-graduacao-a-distancia-joinville.