A frase "Se você está lendo isso é por que você teve um professor que lhe ensinou a ler" é uma das mais puras verdades. No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.
Para marcar o dia deste incrível profissional, selecionamos as palavras de nossa querida professora Dilcicléia Gonçalves de Barros, tutora de várias turmas dos cursos de Pedagogia da Aupex/Uniasselvi e também responsável pela formação de centenas de professores que hoje replicam o ensino transmitido com qualidade. "Dilci", como popularmente é conhecida, resumiu em lindas palavras a essência do que é ser professor e o impacto que o professor tem na educação.
"Ser professor é ter a responsabilidade de articular os conceitos advindos de pesquisas e bases teóricas com a vivência dos alunos, compreendendo que estes só se tornam conhecimento quando assumem significado e adquirem apossibilidade de serem aplicados ao contexto diário. Ser professor é ter suas
próprias crenças e ideologias sem desrespeitar os valores de cada aluno que devem ser transformados em valores plurais na convivência coletiva. Ser professor é assumir a tarefa de construir e disseminar saberes com práticas inovadoras, instigantes, reflexivas e envolventes que possam inspirar, valorizar
e empoderar os sujeitos que agem sobre o objeto de conhecimento. Ser professor é reconhecer as suas próprias fragilidades, sem desconsiderar suas potencialidades, acreditando que é possível que haja construção quando se compreende que a valorização do outro é capaz de apontar para o
reconhecimento do valor de si.
O impacto que o professor pode causar na vida de um aluno/acadêmico é determinante para que o mesmo possa sentir-se encorajado ou sem motivos para a busca do conhecimento. Por isso, é necessário comprometer-se com uma formação positiva, pautada em princípios de tolerância, respeito,
afetividade e alteridade. O professor que acredita na educação como instrumento de transformação social deve encarar seus alunos como sujeitos que planejarão e executarão os grandes projetos sociais. Diante disso, cabe a este profissional impactar positivamente seus alunos dentro da instituição
formal de educação para que os resultados possam ser sentidos fora do âmbito institucional".