Formado por atores deficientes auditivos, o grupo de Teatro Libração se apresenta na próxima quarta-feira, 25/4, na sala 4 da Aupex/ Uniasselvi, a partir das 19 horas. O convite para a apresentação da peça veio do curso superior de Letras/ Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Aupex/Uniasselvi em alusão à comemoração dos 16 anos da Lei Nº 10.436 de Libras, publicada em 24 de abril de 2002. Conforme a tutora do curso Márcia Barbosa dos Santos, esta Lei reconheceu Libras como língua da comunidade surda, sendo a segunda mais usada no país depois da Língua Portuguesa.
Para conferir o grupo Libração é necessária a aquisição do ingresso com a tutora Márcia pelo valor simbólico de R$ 5,00 na hora da apresentação. O grupo é formado por atores deficientes auditivos (surdos), profissionais de várias idades e com diferentes graus de perda auditiva. “Os integrantes do Teatro Playback interagem com a platéia e proporcionam uma apresentação fantástica, que trabalha a inclusão e a diversão de todos”, adianta a tutora.
Conforme a Lei Nº 10436/02 “entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Sobre o grupo de Teatro Libração
O nome do Grupo de Teatro Libração significa: LIBRAS com emoção, ação, vibração! O grupo teve inicio em agosto de 2011 como um curso de teatro para pessoas surdas, com o objetivo de criar um ambiente descontraído em que os alunos pudessem experimentar teatro e se expressar através da arte. Rapidamente o curso virou um grupo e os alunos, atores e atrizes, iniciando um processo de criação de espetáculos e cenas que tratam da cultura surda, das possibilidades e limitações. O projeto do grupo foi idealizado e realizado pela iniciativa da Diretora Manoella Carolina Rego, que trabalhou por mais de 05 anos na Dionisos Teatro como Assistente de Produção, e ainda presta serviços como operadora técnica de iluminação e sonoplastia, criadora de adereços, além de ser atriz de Teatro Playback.