Cerca de 40 acadêmicos de Serviço Social , turmas SES 0375 e SES 0392, conheceram o Programa Famílias Acolhedoras na aula da última sexta-feira (20). Dois dos profissionais do programa municipal, a assistente social Ivone Rech Crispim e o psicólogo Rafael Moller Borges, estiveram na Aupex/Uniasselvi para disseminar sobre o serviço da Secretaria de Assistência Social. Conforme as tutoras das turmas Fabiana Mazzi (SES 0375) e Fabiana da Cruz Cardoso (SES 0392), a apresentação teve o intuito de aproximar os alunos da rede socioassistencial de serviços que Joinville oferta aos usuários.
O psicólogo Rafael explicou que o Programa Famílias Acolhedoras tem o objetivo de destinar um lar para que crianças e adolescentes com direitos violados possam conviver até que tenham condições de serem reintegrados à família de origem. “São famílias voluntárias que acolhem crianças e adolescentes com afeto em suas casas por um tempo determinado, diferentemente da adoção. Para cada criança acolhida, a família acolhedora recebe um subsídio de um salário mínimo e meio como ajuda de custo para prover as necessidades”, detalhou.
A assistente social Ivone complementou que enquanto a criança ou o adolescente de zero a 18 anos recebe o acolhimento em casa pela família que aderiu ao Programa, tramita o processo judicial e a equipe do próprio serviço realiza as devidas intervenções com o intuito de reestabelecimento de guarda pelos pais ou responsáveis pela criança ou adolescente. “É inevitável que se crie um vínculo de afeto com quem está sendo cuidado, porém a permanência com as crianças é temporária e o objetivo é reintegrá-las às suas famílias de origem”, ressaltou. As famílias podem definir o perfil da criança atendida e recebem um termo de guarda provisória, tornando-se responsáveis pelos cuidados com ela.
Ivone é assistente social formada pela Aupex/Uniasselvi no ano de 2013 e hoje integra o quadro de profissionais deste programa que tem como eixo garantir os direitos de crianças e adolescentes previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. O Programa tem 10 anos de funcionamento em Joinville.
O serviço é realizado de acordo com os princípios, diretrizes e orientações do ECA e do documento ministerial Orientações Técnicas: Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, principalmente em relação à preservação e à reconstrução do vínculo com a família de origem, assim como a manutenção de crianças e adolescentes com vínculos de parentesco (irmãos) numa mesma família.
Veja o que já publicamos sobre nossa egressa de Serviço Social Ivone Rech Crispim em http://aupex.com.br/noticias/alunos-de-sucesso-com-duas-faculdades-ivone-se-destaca-como-assistente-social-1049