Aluno da graduação de Educação Física da Aupex/Uniasselvi, o karateca Josenir Borba conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê etapa Santa Catarina, realizado entre 20 a 24 de maio no Centreventos Cau Hansen, em Joinville. A categoria em que Borba se sagrou campeão foi Kumite (luta) master destinada para quem tem idade acima de 36 anos. Entre as personalidades que competiam estava o tricampeão mundial de Karatê Douglas Brose que já foi eleito o melhor atleta catarinense e reside em Florianópolis.
O karateca é mais um atleta que a Aupex apoia para dar visibilidade ao esporte. Aos 42 anos, ele integra a Federação Catarinense de Karatê e conquistou muitos títulos em sua ainda curta carreira. Borba teve seu primeiro contato com o Karatê aos 12 anos de idade, mas teve de abandonar o esporte para trabalhar e estudar. Apenas há cinco anos o atleta retomou a prática do esporte e desde então vem acumulando títulos “Sou faixa laranja e no final de ano faço exame para me tornar faixa verde. Tenho em minha carreira 12 medalhas de ouro, nove de prata e oito de bronze”, descreve.
Para chegar a faixa preta Borba terá que passar também pela faixa roxa e marrom. Para chegar a cor preta que representa a última graduação do Karatê, estima-se que o atleta precise de cerca de 10 anos de prática.
Sua filha de 13 anos também segue os passos do pai no esporte. Louise Pietra Borba é atleta de karatê e ficou em terceiro lugar na categoria sub 14 kumite do mesmo campeonato, sendo que acumula outros títulos. Ambos treinam na Associação Yokohama de Karate-DO.
Borba sempre se interessou muito por esporte desde criança a e enxergou no curso de Educação Física a oportunidade de se tornar um profissional graduado da área. “A Aupex é uma ótima faculdade EaD. Proporciona ótimos professores, um excelente conjunto de material didático e um ótimo atendimento em sua secretaria. Também destaco a parceria com academias para aulas práticas, algo muito importante”, enfatiza.