As turmas dos cursos de Pedagogia da Aupex/Uniasselvi estão caprichando na produção de artefatos manuais para enfeitar o Polo Saguaçu com o ar do Outubro Rosa. No último sábado (29/9), quem colocou a mão na massa foram as alunas da classe PED 1749, da tutora Andreia de Carvalho que confeccionaram cartazes e flores relacionados ao tema. Na manhã desta terça-feira (2/10) as acadêmicas da professora Viviane de Souza Rocha, sala PED 1493, armaram uma árvore com o símbolo da campanha, um laço rosa, no pátio.
O Polo Saguaçu ainda vai será enfeitado pela produção dos acadêmicos das demais tutoras de Licenciatura em Pedagogia: Cristina Carvalho Tomasi, Dilcicléia Barros, Fernanda Seidel, Lidiane Soares, Francys Paulino e Vanessa Rosa. Serão realizadas outras atividades para fomentar ações preventivas à saúde feminina.
Conforme a coordenadora pedagógica do Polo Saguaçu, Regiane Beatriz Moreira, o desafio lançado teve a ideia de despertar a criatividade dos alunos de Pedagogia com este tema tão importante e destacar a importância da prevenção ao câncer de mama, bandeira da campanha, e demais cuidados com a saúde da mulher.
O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo principal alertar a todos a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce. O laço rosa, mundialmente conhecido, é um dos símbolos da campanha e foi elaborado pela Fundação Susan G. Komen, em 1990, e distribuído pela primeira vez em uma corrida pela cura do câncer que aconteceu em Nova York. Em 1997, após o Congresso Americano estabelecer esse mês como o mês nacional de prevenção do câncer de mama, o movimento ganhou força e espalhou-se por todo o planeta.
E você sabia que no Brasil, o movimento se iniciou a partir de 2002, quando a primeira iluminação rosa no Obelisco do Ibirapuera em São Paulo encantou toda a população? Veja mais curiosidades sobre este mês que movimenta todo o Brasil em prol de uma nobre razão: a prevenção contra o câncer que mais mata mulheres no país.