Muitos estudantes optam inicialmente pelo curso tecnólogo em razão da rapidez de ingresso na vida profissional. Voltados para a formação especializada e, consequentemente, para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país. Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado e participar de concursos públicos. Podem também ingressar em curso de mestrado profissional.
Os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60 do século passado. Nos últimos anos, a procura aumentou. A demanda por mão de obra qualificada em diferentes segmentos tem feito com que as universidades invistam na criação de graduações tecnológicas, que formam o profissional em um menor tempo, se comparadas ao bacharelado ou à licenciatura.
O curso de tecnólogo é uma modalidade de graduação de nível superior, focada em uma área específica do conhecimento e voltada para o mercado de trabalho. Embora tenha a sua origem no setor de tecnologia, atualmente diversas áreas estão descobrindo a metodologia, como gestão, comércio, turismo e comunicação.
Os cursos são de nível superior e tem duração mais curta, de dois até quatro anos. Todos são criados para atender uma procura específica do mercado, por isso a chance de contratação passa de 80% em quase todas as áreas.
Os tecnólogos ainda não tem regulamentado o piso salarial e quem o define é o mercado de trabalho. A área da engenharia do CREA estima que a remuneração possa variar de R$1,9 mil a R$ 4 mil, dependendo da formação e da empresa que o profissional trabalha.
Entenda a diferença entre os cursos de tecnologia e os técnicos
Os cursos de tecnologia são cursos de nível superior que formam profissionais para atender áreas específicas do mercado de trabalho. A carga horária mínima é de 1.600 horas para as áreas de gestão e 2.400 horas para as áreas da engenharia. Ao terminar o curso, recomenda-se que o profissional dê continuidade aos estudos, cursando uma pós graduação Lato Sensu (especializações e MBA) ou Stricto Sensu (mestrado e doutorado).
Já os cursos técnicos são cursos que formam profissional de nível médio. Esse tipo de curso poder ser realizado de forma concomitante ou posterior ao ensino médio. Tem como objetivo capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades do setor produtivo, tendo como um dos propósitos o acesso imediato ao mercado de trabalho, além da perspectiva de requalificação ou mesmo a reinserção no mercado. A duração mínima desses cursos é de 800 horas e máxima de 1.200 horas.
A Aupex ainda tem vagas abertas para alguns cursos superiores tecnólogos e também para os cursos de Bacharelado ou Licenciatura.
Saiba mais em http://www.aupex.com.br/cursos-de-graduacao-faculdade-a-distancia-em-joinville