A pós-graduanda e pedagoga formada pela Aupex Uniasselvi, Mônica Aparecida Asquino, assume uma das cadeiras da Academia de Letras do Brasil – Seccional Joinville nesta sexta-feira, 11/10. A maior cidade do estado ainda não possuía uma seccional e vai empossar outros seis integrantes no evento que marca o início da Seccional e será realizado na Câmara de Vereadores de Joinville, às 20 horas. A sessão será realizada pelo presidente da Academia de Letras de Santa Catarina, Miguel João Simão.
Mônica está entusiasmada pela nova função que passará a obter. A pedagoga detalha que tem uma carreira de longa data na área de literatura e de educação e que trabalha em prol da cultura. “Sou escritora desde os oito anos de idade e hoje estou mais voltada à poesia infantil. Escrevo também poesias, peças de teatro, e paródias para complementar o aprendizado dos meus alunos”. Quanto a formação acadêmica, ela é especialista em Gestão e Artes na Educação, aluna de pós-graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação e está concluindo a graduação de Licenciatura em Informática, todos cursados na Aupex Uniasselvi.
Concursada pela Prefeitura Municipal de Joinville, Mônica se destaca pela atuação do ensino na área digital e da programação na Educação Plena, trabalhando com atividades complementares. “No ambiente escolar busco conciliar o lado digital com a área pedagógica”, enfatiza. A facilidade com a programação e com a tecnologia é oriunda da primeira faculdade que ela não finalizou de Processamento de Dados. “Acompanhei o desenvolvimento da tecnologia, da época em que o Microsoft Windows estava começando”, justifica. Ela também atua com EJA.
Há dois anos, sua turma de alunos do 5º ano da Escola Enfermeira Hilda Anna Krisch, no bairro Jardim Iririú, foi convidada para participar da Feira do Livro. Na feira, os alunos criaram um livro digital. No ano seguinte, a professora foi contemplada com o segundo lugar na Expoinovação com o projeto "EJA inovador", voltado à educação de jovens e adultos.
Ela também foi professora voluntária na Casa Brasil Norte, no Jardim Iririú, atuando com Educação Digital. Segundo sua tutora do curso de Pós e da graduação, a mestre Raquel da Silva Meneghelli, Mônica é um destaque tanto como aluna como profissional. “É uma pessoa que merece a indicação para a Academia Brasileira de Letras pela competência e pela vontade que tem em sempre continuar se atualizando”, exalta.
A Aupex Uniasselvi parabeniza nossa egressa e aluna pela conquista da cadeira que ela passa a ocupar na Academia de Letras do Brasil – Seccional Joinville. Parabéns Mônica!