fbpx

Diferença entre Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura

Diferença entre Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura

 

Ambas as graduações se caracterizam por ser um curso de menor duração (12 a 18 meses) e requerem a análise de disciplinas já cursadas pelo egresso para o apontamento do que pode ser convalidado e qual será a duração da faculdade. Contemplam a formação de professores que podem atuar nas diferentes etapas do sistema de ensino formal como o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, em uma área específica ou em atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas. “O aluno deverá cumprir a disciplina de estágio supervisionado”, complementa Raquel.

 

Formação Pedagógica

 

É a graduação destinada a quem é bacharel ou tecnólogo, independentemente da área de formação, e tem o desejo de se tornar professor habilitado. Possibilita aumentar as áreas de atuação profissional ou, inclusive, até para mudança do foco da profissão, onde o profissional seguirá a carreira de licenciado. 

Por exemplo: Um tecnólogo em Processos Gerenciais pode se licenciar em Artes Visuais para atuar nesta área. 

 

Segunda Licenciatura

 

É um tipo de graduação voltada aos profissionais que já são licenciados em qualquer área e desejam obter uma nova habilitação para atuar em outra disciplina, sendo que o profissional poderá ministrar aulas paralelamente em ambas as áreas. 

Por exemplo: Um licenciado em Pedagogia pode alcançar uma nova habilitação e passar a atuar concomitantemente em uma nova área como Informática. 

 

Formato do curso

 

Na Aupex Uniasselvi, o aluno poderá contar com encontros semipresenciais, tutores capacitados e matriz curricular atualizada. O curso é destinado somente a pessoas portadoras de diploma superior de licenciatura, bacharelado e tecnólogo e, com a conclusão, o profissional obterá a titulação no curso escolhido (Informática, Filosofia, Geografia, Matemática, Artes Visuais, Ciências Biológicas, História, Pedagogia
Letras- Português, Educação Física). 

 

Faltam professores qualificados

 

“O mercado educacional continua carente de professores. Em algumas situações, há candidatos para a vaga de docente, contudo falta apresentaremos requisitos da função”, destaca a mestre em Educação e coordenadora dos cursos de Pós-graduação da AupexUniasselvi, Raquel Elisa da Silva Meneghelli. 

Por este motivo, em 2015, o MEC publicou a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, mais conhecida como R2, permitindo que profissionais já graduados não licenciados buscassem formação pedagógica em tempo menor e que os licenciados realizassem sua segunda licenciatura de forma mais rápida também. 

Conforme professora Raquel, na época, o MEC estimou o déficit de 170 mil docentes nos níveis fundamental e médio no país para lecionar em áreas como Matemática, História, Geografia, Ciências Biológicas, Física, Sociologia, Informática. “A Resolução nº 2 veio com o objetivo de incentivar a formação de mais professores nessas áreas, de forma mais rápida, possibilitando a criação da modalidade Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura”, explica.

 

Se arrependeu do curso de graduação? Não faz mal!

 

Se nada do curso superior que você concluiu o anima como um caminho profissional pelo qual você tem de seguir, nesse caso, fazer uma segunda graduação é interessante. E melhor, se puder ser concluída entre 12 a 18 meses.

É comum pessoas se frustrarem ou se arrependerem da faculdade que fizeram por vários motivos e quererem mudar de área, buscando satisfação profissional e salarial.  

 

Educação e Mercado de Trabalho

 

O desemprego sempre existiu e a falta de oportunidades na área que você se graduou, muitas vezes, não será uma exceção. Talvez você obtenha mais êxito ao mudar de carreira. E a área de Educação é sempre inovadora e oferece muitas vagas de trabalho na rede municipal ou estadual, via concurso público ou processo seletivo, e na rede particular de ensino.

 

Renda principal ou complemento de renda

 

Muita gente precisa ter duas ou até três ocupações para dar conta dos gastos mensais. Às vezes, seu emprego não lhe garante todo o rendimento que você precisa e ministrar aulas pode ser uma boa opção como forma de complementar sua renda. Como a área de Educação é apaixonante, pode ser que você concilie dois empregos, inicialmente, e mais tarde, se dedique exclusivamente como professor. A Educação é uma área gratificante e de grande aprendizado.

 

Sabendo das diferenças, esperamos que você mande bem na próxima escolha aqui com a gente! =D

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?