fbpx

O que NÃO fazer em uma entrevista de emprego?

O que NÃO fazer em uma entrevista de emprego?

 

Se você é daquelas pessoas que responde:

“meu maior defeito é ser perfeccionista”,

Pare agora mesmo! Rsrsrs…

 

As pessoas estudam, se qualificam, mas na hora de enfrentar uma entrevista, podem colocar tudo a perder. Isso porque na faculdade não ensinam essa matéria, não ensinam comportamento e como você deve fazer para entrar no mercado de trabalho. O comportamento ideal é algo que você vai aprender com a vida e experiência.
Mas, calma lá! Você pode e deve falar com quem tem mais experiência nisso do que você e também conferir esse texto na íntegra, pois aqui daremos muitas dicas de como NÃO agir na hora de conquistar aquela vaga tão sonhada!

 

Não chegar no horário para a entrevista

Você não pode perceber que vai se atrasar e não fazer contato com o recrutador. O atraso é um sinal de desrespeito com o tempo e atenção que lhe foram concedidos.
Imprevistos podem acontecer, mas não avisar sobre eles pode ser “fatal” para você.

 

Não se vestir adequadamente para a entrevista

Jamais use roupas muito estampadas, decotadas, justas, curtas, calçados sujos e acessórios chamativos. Sabemos que a capa do livro não determina se ele é bom ou não, porém, na vida real não funciona assim! Infelizmente, o mundo julga sim você e todos pela aparência. A primeira impressão é a que fica, sempre!

 

Não manter a postura na entrevista

Isso não serve somente para a linguagem corporal, mas também para a linguagem falada.
Sentar de forma muito relaxada pode demonstrar desinteresse e fala muito informal ou com gírias geralmente vai passar uma impressão de falta de seriedade.

 

Não pesquisar a empresa antes de ir para a entrevista

Se você chegar à empresa sem saber da sua história, atuação, produtos, serviços e valores, o entrevistador vai saber. Não pesquisar como a empresa atua vai fazer você parecer um peixe fora d’água na hora que começar a ser questionado.

 

Não falar a verdade ou omitir detalhes na entrevista

Mentira de perna curta! Fato. Se você mentir na sua entrevista de emprego, é possível que antes mesmo de te darem uma oportunidade ou de você avançar para a próxima etapa, os recrutadores descubram. Talvez eles até já saibam e estejam apenas testando você. Jamais minta sobre salário, funções desempenhadas e causas de desligamentos.

 

Não se queixar dos empregos e chefes anteriores na entrevista

Mesmo que você não tenha tido uma boa experiência nos empregos anteriores, você jamais deve falar mal do cargo, da empresa e das pessoas que trabalharam com você. Isso causa uma impressão muito negativa a seu respeito, além de demonstrar falta de ética.
Na dúvida, não dê detalhes.

 

Não ficar se gabando constantemente na entrevista

Nada de ficar o tempo todo enaltecendo suas qualidades e conquistas. Faça isso com moderação e humildade. O ego inflado pode fazer você nem seguir adiante no processo seletivo. Ficar se autoelogiando constantemente causa a impressão de arrogância, algo que ninguém gosta de ter que conviver.

 

Não fazer perguntas na entrevista

Não fazer perguntas na hora da entrevista demonstra total desinteresse pela empresa e pela oportunidade que lhe está sendo oferecida. Você está sendo constantemente avaliado, se não haver interação, suas chances certamente irão despencar.

 

Não alinhar as expectativas na entrevista

Muita gente tem vergonha ou fica nervosa na hora de ser questionada sobre pretensão salarial.
Jamais minta a sua ambição ou aceite o que lhe for oferecido sem ao menos pensar na proposta. Este momento também serve para ver se ambos estão interessados e de acordo.

 

Ao contrário do que muitos pensam, uma entrevista de emprego também é momento para o candidato avaliar a empresa, vaga, salários e benefícios, não somente o oposto.
É como um casamento, ambos devem estar satisfeitos, felizes e de acordo!
Uma entrevista de emprego serve para uma empresa e candidato se conhecerem, alinharem objetivos e expectativas e viverem felizes por muito tempo!

 

Agora que você já sabe o que NÃO deve fazer em uma entrevista de emprego, se vista da sua melhor versão e busque com maestria o seu lugar ao sol! ; )

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?