“Os professores foram grandes exemplos e, a minha inspiração na infância. Por isso, meu desejo sempre foi ser professora e transformar a vida de outras pessoas”. A forte frase é de Raquel Elisa da Silva Meneghelli, coordenadora pedagógica da Aupex/ Uniasselvi há 14 anos.
Raquel traz em seu currículo a experiência de ser gestora dos cursos de graduação, professora universitária e dos cursos de pós-graduação, professora da educação básica e orientadora educacional na Prefeitura Municipal de Joinville. O juramento da profissão de pedagoga realizado 22 anos atrás fundamenta a sua prática como educadora: “acredito na escola pública,
democrática e de qualidade, onde todos podem ser incluídos e devem ser estimulados a aprender”.
Natural de Florianópolis, Raquel teve uma infância com muitas privações. Contudo, enxergou nos estudos uma oportunidade para transcender em todos os aspectos da vida. “A escola era um mundo encantado com seus livros, jogos e conhecimento. Naquela época, eu vivia de forma limitada, culturalmente em casa, e na escola era tudo diferente. Por isso, ser professora era mais do que um sonho, era uma chance para transformar a minha vida e a da minha família”, relembra.
Aos 14 anos, ela passou a trabalhar como estagiária na escola onde estudava e aproveitava nos momentos vagos para ir à biblioteca, assistir outras aulas e estudar. Para passar no concorrido vestibular do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina, Raquel usou o material de estudo doado por uma família para quem prestou serviços domésticos durante muito tempo. “Formei um grupo de estudos com minhas colegas, para compartilhar o material e, com muito empenho fui aprovada no vestibular”. Vivia uma realidade difícil onde trabalhava como diarista, babá, vendedora, o que surgisse”, explica. E complementa: “Por fim, ingressei na faculdade aos 17 anos, nunca parando de estudar até hoje”, relata a profissional que é Mestre em Educação, especialista em diversas áreas da Educação e está cursando a graduação EAD de Serviço Social pela Aupex/Uniasselvi.
Para concluir a faculdade em 2001, a vida exigiu de Raquel a superação de outras adversidades. “Às vezes, eu não tinha como pagar o vale transporte para ir estudar nem dinheiro para comer algo. O curso era puxado e, a rotina cansativa”, aponta. Umas das atividades profissionais que marcou o seu início de carreia no ensino superior, foi aos 23 anos, área em que ela atua até hoje: Educação a distância. Trabalhou pela Udesc em dezesseis municípios da região serrana de Santa Catarina, além do Programa Alfabetização Solidária nos municípios de Bayeux, Santa Rita, Lucena e Cabedelo na Paraíba. “Com a faculdade as portas de emprego se abriram automaticamente. Ampliei minhas habilidades e desenvolvi, ainda mais, a comunicação e a escrita, expandindo minhas potencialidades e aprendizado em várias áreas”, aponta como um dos ganhos da graduação.
Em 2005 Raquel chegou em Joinville, após aprovação no concurso da Prefeitura Municipal de Joinville. No ano seguinte, matriculou-se no curso de pós-graduação na Aupex e em 2007 já foi contratada como professora-tutora, assumindo em 2008 a coordenação pedagógica do Polo da Aupex/Uniasselvi. “Esta função gerou novos aprendizados e desafios. Ampliei minha visão não só como professora, mas também na gestão de processos e de pessoas. Nessa caminhada fui guiada por uma grande mestra, a diretora da instituição, Dra. Carin Hoegen”.
A licenciatura é a modalidade de curso superior que habilita os profissionais a dar aulas e engloba cursos como Pedagogia, um dos mais procurados justamente por oportunizar o ensino na educação básica e por ter grande demanda de profissionais. Todavia, Raquel destaca a importância do que é ser professor. “A Educação, e nela está incluída também a Pedagogia, exige tocar no coração do aluno e fazê-lo perceber quão importante e especial ele é”. E completa: “A educação é transformadora, e deve ser trabalhada com paixão e responsabilidade. Sempre busco transmitir essa visão em sala de aula, sabendo que os acadêmicos de hoje, serão os novos professores do amanhã. E os nossos professores e tutores, também compartilham do mesmo ideal. A Aupex/ Uniasselvi conquistou as melhores notas pelo MEC por desenvolver esse propósito educacional”, enfatiza a gestora pedagógica.
Outro ponto mencionado pela gestora é a importância do EAD, que propiciou a democratização e o acesso ao ensino superior, principalmente dos trabalhadores e da população com menor recurso financeiro. “Muitos pais e mães de famílias conseguiram realizar seus sonhos de ter uma graduação, uma profissão, um curso superior. Sinto-me muito orgulhosa por encontrar em tantos lugares profissionais realizados, vidas transformadas e pessoas que se tornaram colegas de profissão. E ser abordada, carinhosamente, por ex-acadêmicos que dizem ‘Eu estudei na Aupex/ Uniasselvi!’”.
Raquel chama atenção para o fato de que nenhum profissional deve se estagnar em sua área. “O diploma é essencial hoje para iniciar uma carreira, mas não dá garantia de sucesso. Precisamos nos atualizar para não perder as melhores chances e entender que o aprendizado e atualização na área profissional deve ser contínuo”, reflete.
Além de uma entusiasta da Educação, Raquel não é ou foi apenas motivadora de seus acadêmicos, egressos e colegas de trabalho. Também estimula a família a estar engajada em suas respectivas formações, pois “acredita que as pessoas crescem e se desenvolvem, por meio da busca pelo conhecimento” afirma.