Você já conhece o mercado de trabalho de tecnologia da informação (TI)? Se não, vamos mostrar que a área merece sua atenção. Há muita oferta de vagas, inclusive, no mercado internacional, disputa por bons profissionais, oportunidades para consolidação da carreira profissional e para excelentes remunerações.
Ao contrário de muitas áreas afetadas na pandemia, a TI se tornou uma necessidade básica para qualquer negócio e a busca por profissionais qualificados não para de crescer. Segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), a área de tecnologia deve criar 795 mil novas vagas até 2025. Entretanto, a falta de especialistas tem sido um problema.
Tanto é que há empresas oferecendo formação específicas para os próprios funcionários com a finalidade de suprir essa necessidade, conforme explica o Head de Segurança da Informação na Unimed Federação Santa Catarina, Luiz Damaceno. “Engenheiro de software, desenvolvedores, analistas entre outras profissões correlatas estão em falta no mercado. São profissionais disputados por empresas de todos os tamanhos”, destaca (veja abaixo os cursos superiores oferecidos pela Uniasselvi).
Assim como muitas profissões, o mercado de TI hoje requer que o profissional demonstre um conhecimento ampliado na área, “mesmo que mínimo de algumas tecnologias que vão além do seu escopo de atuação, pois, inevitavelmente, o profissional terá que apoiar em outras frentes”, adianta o especialista. Portanto, a dica é, primeiramente, ter a graduação e buscar constante conhecimento para acompanhar o mercado de TI que vive em atualização.
Ser empresário ou funcionário?
Luiz acumula uma vivência de 23 anos com TI e conta que já viveu os dois lados da moeda, entre ser funcionário e empreendedor. Ele explica que a questão das cargas tributárias foi determinante para a escolha do mercado corporativo, no qual está hoje. “CLT é a melhor aposta na minha opinião, atualmente. O mercado está aquecido e oferece ótimas oportunidades aos profissionais de TI”, enfatiza.
Por outro lado, o empreendedor de Tecnologia da Informação, Sérgio Vieira, 27 anos, divide sua jornada entre CLT e MEI. Sérgio trabalha seis horas diárias com programação para uma empresa e no restante do dia, trabalha por conta própria. Ele resume que havia muita procura de amigos e empresas por seu trabalho, desde a parte de manutenção à programação. “A rede de contatos é super importante. Meu negócio gira com a indicação de quem conhece meu trabalho e nem invisto em divulgação, praticamente. Venho conseguindo conciliar o emprego com meu negócio e estou gostando de ser meu próprio empresário”, brinca.
Tanto Luiz como Sérgio enfatizam a questão de acompanhar as tendências do mercado já que a área de TI é passível de constantes atualizações. “Nesses três anos de negócio próprio, não posso reclamar. Poderia abrir mão de meu emprego e investir fortemente na empresa. Pesquiso perfis de bons profissionais para convidá-los para trabalhar comigo, mas confesso que os melhores tem tantas propostas de emprego, que podem escolher onde trabalhar. De qualquer forma, entendo que a área oferece muitas oportunidades para quem é especializado”, afirma.
Como conseguir um bom emprego?
Para o especialista Luiz não há segredo. Ele ressalva que “a base de tudo é entender as opções de atuação e escolher algo alinhado com seu perfil”. A partir da decisão de onde atuar, o profissional deve investir em si: “manter-se atualizado, buscando a especialização. Há várias ofertas e formas de adquirir conhecimento pois o conteúdo está muito mais acessível do que alguns anos atrás. Graduação, especialização, cursos de atuação, certificações farão parte do cotidiano do bom profissional. E claro, o inglês fluente abrirá portas interessantes”, resume.
O que mais o mercado de TI oferece?
TI é a área que mais proporciona chances de flexibilidade para você trabalhar de forma remota, no conforto do lar, além de possibilitar autonomia no trabalho.
Este mercado também oferece ótimas chances para quem busca trabalhar no exterior. Um bom currículo, inglês afiado, e atuação em áreas valorizadas como Engenharia de Software, Big Data, Cloud Computing, Desenvolvimento, entre outras, são portas abertas para o profissional receber propostas atrativas e ser remunerado até em dólar ou euro.
Por isso, esse é o momento de você se qualificar e buscar o seu espaço nesse abundante mercado.
Conheça nossas graduações da área
Engenharia de Software – 8 semestres – Bacharelado: Forma profissionais capacitados para projetarem e guiarem o desenvolvimento de projetos de software em diversas áreas com alto desempenho. A carreira oferece opções profissionais como a análise e desenvolvimento de sistemas, qualidade de software, business intelligence e atividades voltadas aos segmentos de negócios.
Veja em https://portal.uniasselvi.com.br/graduacao/sc/joinville/engenharia-de-software?place=joinville-sc-iririu&modality=ead
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 6 semestres – Tecnólogo: Forma profissionais capacitados em desenvolver atividades de análise de sistemas, modelagem de processos de negócios e de dados, projeto de sistemas e programação, possibilitando a atuação com consultoria ou desenvolvimento de softwares com destaque para os negócios da área de Tecnologia de Informação (TI) e de telecomunicações.
Veja em https://portal.uniasselvi.com.br/graduacao/sc/joinville/analise-e-desenvolvimento-de-sistemas?place=joinville-sc-iririu&modality=ead
Big Data e Inteligência Analítica – 5 semestres – Tecnólogo: visa capacitar profissionais com habilidade de análise e interpretação de grandes volumes de dados e suas variadas fontes, com a utilização de métodos quantitativos e qualitativos, bem como a aplicação do método Machine Learning, ideal para quem deseja trabalhar com estatísticas, teorias e conceitos relacionados ao Business Intelligence, além de reconhecer, pesquisar, analisar e aplicar Big Data em ambientes de Cloud Computing.
Veja em https://portal.uniasselvi.com.br/graduacao/sc/joinville/big-data-e-inteligencia-analitica?place=joinville-sc-iririu&modality=ead
Outros cursos da área de TI
Gestão da Tecnologia da Informação https://aupex.com.br/graduacao-gestao-da-tecnologia-da-informacao-406
Sistemas da Informação https://aupex.com.br/graduacao-sistemas-da-informacao-875
Sistemas para Internet https://aupex.com.br/graduacao-sistemas-para-internet-876