fbpx

Trabalhe no exterior! Grandes oportunidades para profissionais de Tecnologia da Informação

Se realizar um intercâmbio para aprender o idioma do país já é um grande plus para o currículo, imagine trabalhar em um país estrangeiro, conviver com diferentes culturas, ser até remunerado em dólar ou euro, e consolidar uma carreira internacional? Essas oportunidades estão abertas para o mercado da Tecnologia da Informação, já que esta área que sempre disputou bons profissionais viveu um boom com a pandemia, em 2020. Empresas grandes e pequenas tiveram a necessidade de investir pesado nesse mercado com o trabalho remoto, além de que, para  alavancar qualquer negócio hoje, é preciso contratar serviços ou profissionais que criam softwares, aplicativos e sistemas.

Conforme a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), a área de tecnologia deve criar 795 mil novas vagas até 2025 no país. No mercado internacional, a falta de profissionais especializados também não é diferente. E o destaque é que brasileiros são valorizados no ambiente de tecnologia.

É o caso do jovem engenheiro de software Gabriel Guesser, 23 anos, que no início deste ano mudou-se de Joinville/ SC para trabalhar numa empresa em Portugal. Para conquistar a vaga, ele precisou divulgar seu currículo no LinkedIn, ser aprovado em um processo com testes técnicos e de fit cultural da empresa (identificação ou adaptação aos objetivos da empresa), e, claro, ter o perfil necessário e experiência na área.

Gabriel atua com engenharia de software voltada ao desenvolvimento de aplicações web, uma das áreas mais valorizadas na tecnologia. Inclusive, a Engenharia de Software é o mais novo bacharelado oferecido pela Uniasselvi, veja em https://aupex.com.br/graduacao-engenharia-de-software-851. O curso tem o objetivo de formar profissionais para projetar e guiar o desenvolvimento de projetos de software em diversas áreas com alto desempenho e qualidade.

O especialista reforça que a demanda por bons profissionais e em certos segmentos é bem representativa no exterior. O trabalho com Cloud Computing ( computação em nuvem) é outra aposta certa para quem deseja investir na carreira internacional. Gabriel exemplifica essa demanda mencionando sua própria experiência com conhecimentos práticos de implementação de aplicações voltadas a cloud. “Trabalho hoje numa equipe com 15 pessoas de diversos níveis de senioridade e estou entre os três que tinham experiência com provedores Cloud. Já no Brasil, o número de especialistas nessa área era muito maior”.

Ele considera que almejar uma carreira em outro país hoje já não se trata de arriscar. “Por conta da necessidade, há muitas vagas e empresas à procura de pessoas, então a oferta não é algo escasso”, explica.

Áreas com grande demanda no exterior

As profissões de engenheiro de software, analista, gestão de projetos, programação em JavaScript e trabalhos com alguns tipos de frameworks são algumas. Gabriel também destaca as oportunidades para as áreas de desenvolvimento web e desenvolvimento mobile (aplicativos para iOS e Android) e Cloud.

Quem o mercado internacional de TI busca?

Em qualquer lugar do mundo, este especialista deve apresentar além dos conhecimentos solicitados, as habilidades de organização e adaptação, ter o inglês intermediário ou fluente e saber trabalhar em equipe.

Também se requer ter a certificação na área por ser uma das formas de comprovar as habilidades e conhecimentos avançados.

Brasileiro bem vistos no mercado internacional

“Vejo que no Brasil as empresas usam tecnologias e ferramentas que acompanham muito bem algumas tendências que vem do mercado americano, onde estão algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. No mercado brasileiro também temos muito conteúdo de qualidade feito por brasileiros que trabalham em grandes empresas que produzem software de código aberto”, afirma Gabriel.

Ressalta-se que o real desvalorizado em relação ao dólar e ao euro também favorece ainda mais a contratação de profissionais em mercados como o brasileiro.

Mantenha seu currículo atualizado (em português e mais idiomas)

Tenha seu perfil sempre atualizado no LinkedIn, principal plataforma de oportunidades profissionais,  e também tenha um perfil em inglês ou outro idioma, para ser visto por recrutadores ou para se candidatar as vagas das áreas. O LinkedIn permite criar uma versão da sua página em  mais idiomas, o que facilita aos recrutadores estrangeiros.

Muitas empresas também valorizam as indicações, os chamados Q.I. (quem indica), então ter uma boa rede de contatos de profissionais só agrega.

Quais são os países mais promissores para atuar na área?

EUA: É a menina dos olhos para a maioria dos estrangeiros. Ali estão situadas as maiores empresas de tecnologia do mundo, como Microsoft, Google, Facebook e Apple.

Canadá: Quebéc é a principal província que oferece vagas, mas Montreal, Alberta e Toronto também não ficam para trás.

Portugal: o país criou até um visto especial, Tech Visa, para atrair profissionais de TI brasileiros. Há boas oportunidades para brasileiros.

Alemanha: Conhecida pelo investimentos em startups. Segundo o estudo Start-up-Barometer Deutschland, da Ernst Young, os investimentos em startups alemãs saltaram 88% em 2017

Irlanda: O setor de TI é um dos que mais aquece a economia e é o que mais tem vagas de empregos na Irlanda

Nova Zelândia: Um dos melhores caminhos para imigrar é através dos estudos. O país oferece opções de especializações na área de TI devido a grande escassez de profissionais.

Gostou das oportunidades que a área oferta? Conheça os cursos de TI da Aupex/Uniasselvi

Engenharia de Software  https://aupex.com.br/graduacao-engenharia-de-software-851

Análise e Desenvolvimento de Sistemas https://aupex.com.br/graduacao-analise-e-desenvolvimento-de-sistemas-409

Big Data e Inteligência Analítica https://aupex.com.br/graduacao-big-data-e-inteligencia-analitica-654

Gestão da Tecnologia da Informação https://aupex.com.br/graduacao-gestao-da-tecnologia-da-informacao-406

Sistemas da Informação https://aupex.com.br/graduacao-sistemas-da-informacao-875

Sistemas para Internet https://aupex.com.br/graduacao-sistemas-para-internet-876

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?