fbpx

Por que você deve conhecer a profissão de Engenheiro de Software

O mercado de tecnologia da informação (TI) foi ainda mais impulsionado com a pandemia instaurada pela COVID-19 em 2020, exigindo investimentos como a adoção do trabalho remoto por muitos ambientes e pela da ampliação da hospedagem em nuvem.  Algumas profissões da própria TI passaram a ser ainda mais valorizadas desde então, como é o caso do Engenheiro de Software cujas habilidades podem envolver desde a criação do design, a arquitetura do software, o processo de desenvolvimento e manutenção, a idealização até o lançamento e a distribuição do software, produtividade e controle de qualidade do que está sendo implementado. 

A demanda por este profissional é tão significativa que empresas estão oferecendo formação específicas para os próprios funcionários com a finalidade de suprir essa necessidade, explica o Head de Segurança da Informação na Unimed Federação Santa Catarina, Luiz Damaceno. “Engenheiro de software é uma das profissões de TI que mais estão em falta no mercado e vem sendo disputados por empresas de todos os tamanhos”, destaca o especialista que tem 23 anos de experiência. Por ser uma função primordial no quesito software, estes engenheiros tem sido alvo de recrutadores das mais diversas instituições e de start up, inclusive no mercado exterior.

Foi o que aconteceu com o jovem Gabriel Guesser, 23 anos, que conquistou uma vaga de emprego nessa área valorizada de TI, em Portugal, local onde mora desde o início do ano. Ele atua com engenharia de software voltada ao desenvolvimento de aplicações web, segmento de plena expansão.

Segundo Gabriel, hoje os engenheiros de software, além dos desenvolvedores, são peças fundamentais nas instituições. “As empresas que não desenvolvem software precisam de desenvolvedores para manter os sistemas usados em suas operações e existem as empresas que desenvolvem os softwares, então a demanda é de ambos os lados”. Ele exalta que a área de TI em geral tem escassez por bons profissionais e em certos segmentos  como o trabalho com Cloud Computing (computação em nuvem), uma das áreas de sua profissão.

Tal segmento vem sendo a bola da vez para quem deseja construir uma carreira internacional. “Trabalho hoje numa equipe com 15 pessoas de diversos níveis de senioridade e estou entre os três que tinham experiência com provedores Cloud. Já no Brasil, o número de especialistas nessa área era muito maior”, compara.

Por que o engenheiro de software é tão importante no mercado?

Primeiramente, deve ser compreendido que o software é o sistema de processamento de dados que comanda uma máquina.  Portanto, este profissional tem como uma de suas funções desenvolver programas, aplicativos, scripts, o que se acessa no celular, computador, tablet ou outros dispositivos, ou seja, estão nos equipamentos que aquecem a economia mundial.

Com a intensa modernização da indústria cibernética, há novas e diversas áreas de trabalho para este profissional como Inteligência Artificial, Telemedicina, Robótica, Big Data, entre outras.

Outras funções que este especialista pode ter abrangem o desenvolvimento de plataformas online, softwares de gestãogestão de projetos, dispositivos de monitoramento em tempo real, serviços digitais, games, segurança da informação e gerenciamento de banco de dados.

Engenheiro de software e programador  são sinônimos?

Gabriel explica que “um engenheiro de software executa a parte de programação, da mesma forma que um programador, porém o engenheiro de software tem atuação em momentos onde o programador não tem voz, muitas vezes, por exemplo, na arquitetura de sistemas”.

Empreendedorismo é vantajoso?

“Muitas vezes pensamos em empreender como uma possibilidade de ter uma renda maior, porém com o mercado de TI aquecido como está, é possível ganhar salários muito bons sem a necessidade de empreender para gerar uma renda substancial”, frisa o especialista. Gabriel afirma que o empreendedorismo pode ser vantajoso dependendo do caminho a ser seguido: “se é criar um produto e monetizar ou ser um freelancer desenvolvendo sistemas;’

Remuneração

Conforme a Revista Exame, a média do piso salarial 2022 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil é de R$ 11.350,00. Engenheiros de software junior (em início de carreira) de pequenas empresas tem o salário médio de 4 mil reais.

Já o engenheiro de software que chega a ocupar o cargo de diretor de TI pode receber até cerca de R$ 60 mil mensais.

Gostou? A Engenharia de Software com duração de 8 semestres é o mais novo bacharelado oferecido pela Uniasselvi, veja em https://aupex.com.br/graduacao-engenharia-de-software-851

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?