Carme Gambeta Herartt foi a vencedora do sorteio de bolsa de Pós-graduação realizado no último dia 30 de novembro pela Aupex Uniasselvi. Com duas graduações e cinco pós-graduações, a pedagoga está prestes a qualificar ainda mais seu currículo. Ela escolheu a Pós da Uniasselvi em “Educação Inclusiva”, dando assim continuidade dos estudos na área de inclusão escolar. Ela destaca que a inclusão social, que é a área a qual tem se dedicado, embora seja fundamental e obrigatória por lei, enfrenta dificuldades para ser cumprida.
Carme já tem as especializações em Coordenação Pedagógica, Psicopedagogia, Gestão Escolar, Sociologia, Inclusão Escolar, Educação Infantil e Séries Iniciais e permanece trabalhando ainda que aposentada. “Continuo trabalhando para me aperfeiçoar ainda mais. Como dizia o filósofo Sócrates: ´Só sei que nada sei’! Assim entendo que é preciso lutar contra o tempo e a busca do conhecimento nos favorece a não nos deixar pra trás”, reflete.
Sua carreira foi marcada pelo trabalho na rede municipal de ensino, mas neste ano, ela teve uma nova experiência na rede estadual como orientadora de convivência no novo ensino médio na Escola Estadual Manoel Vicente Gomes, de Major Gercino, município onde vive. “Tenho uma longa carreira na Educação e já passei por várias áreas. Já fui, inclusive, Secretária Municipal da Educação da minha cidade”, destaca.
Quanto à participação no sorteio das bolsas, ela revela que um amigo a inscreveu e a surpresa foi geral ao saber que havia sido a contemplada. “Ele (amigo) perguntou se eu queria participar e eu respondi que sim, por ‘bobeira’, pois nem sabia dos detalhes. Realmente, foi muita sorte”, conta entre risadas, ao lembrar que nunca imaginaria ganhar um prêmio dessa forma. A pedagoga conheceu a Uniasselvi por meio de sua filha que fez a graduação de História e Geografia na instituição.
Casada há 40 anos, mãe de duas filhas e avó de dois – um adolescente e uma criança, ela se dedica e divide seu tempo também aos ensinamentos cristãos. “Sou catequista há mais de 20 anos na comunidade”, afirma a educadora que projeta muitos planos para continuar na busca de conhecimento.