fbpx

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Texto escrito pela tutora Alessandra Daiana da Costa, cursos de Recursos Humanos e Administração.

A entrevista de emprego é um momento que mexe com os sentimentos e emoções do candidato gerando ansiedade, nervosismo e insegurança. É importante não deixar esses sentimentos transparecerem para o recrutador. Por isso, é fundamental se preparar, afinal, a forma como o candidato se comporta diz muito sobre sua personalidade e comprometimento.

Você terá alguns preciosos minutos para vender seu perfil e se estiver preparado se sentirá mais confiante e desenvolverá melhor as respostas.


Quais os cuidados devo ter para esse momento tão esperado?
Se você for chamado para uma entrevista de emprego, provavelmente é porque a empresa gostou do seu perfil para aquela vaga específica e enxergou potencial em você, ou seja, seu currículo está atrativo.


Primeira dica: Autoconhecimento
Se você conhece seus pontos fortes e pontos a desenvolver, conseguirá responder todas as perguntas do recrutador com mais confiança e segurança. Tenha de forma clara e objetiva sua linha do tempo profissional, destacando os resultados obtidos nas empresas anteriores.


Segunda dica: Pesquise sobre a empresa
Se você tem conhecimento sobre a empresa e a vaga que está sendo entrevistado, pesquise no site e nas redes sociais da empresa sobre suas políticas e cultura. É importante buscar referências dos atuais colaboradores, o que eles publicam e comentam sobre a empresa.


Terceira dica: Pontualidade
Nas entrevistas presenciais é importante chegar com antecedência de 15 minutos pois imprevistos acontecem. Nas entrevistas on-line é importante testar sua internet, seu áudio e vídeo, sua iluminação, o que está aparecendo no fundo do seu vídeo e estar preparado com 10 minutos de antecedência.

Quarta dica: Postura
Lembra da dica para pesquisar sobre a empresa? É importante você conhecer a cultura da empresa para não errar o dress code. Se você gosta de trabalhar com roupas formais, provavelmente terá mais dificuldade em se adaptar a uma Start up, por exemplo, e na dúvida utilize a regra de ouro “menos é mais”.

Você estará sendo avaliado desde a chegada na empresa, então deixe seu celular no silencioso, seja cordial e demonstre entusiasmo em continuar no processo seletivo. Isso fará diferença e te deixará mais seguro para responder as perguntas no momento da entrevista.

*Alessandra Daiana da Costa, tutora dos cursos de Recursos Humanos e Administração, Mestranda em Educação, Pós graduada em Administração Estratégica e Graduada em Administração e Recursos Humanos, há 12 anos trabalhando como Headhunter, Jobhunter e com Desenvolvimento de Pessoas.

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?