* Texto escrito pela tutora da Aupex Uniasselvi, Francys Paulino
No dia 29 de abril é celebrado o Dia Internacional da Dança. A data foi instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982, uma homenagem ao mestre de dança Jean-George Noverre (1727 – 1810), escritor de “Cartas Sobre a Dança”, o qual discutiu as necessidades de reforma da dança clássica, ao buscar a sua independência através da integração das formas artísticas em seu trabalho.
Ao pesquisar a dança clássica, Noverre a inclui no rol das artes a serem estudadas e pesquisadas, oportunizando que outros pesquisadores assim o fizessem, como o psicólogo estadunidense Howard Gardner (1943), que ao pesquisar as múltiplas inteligências, dentre elas estudou a inteligência corporal-cinestésica.
Assim como Gardner, o museólogo padre Jaime Cavalcanti Diniz (1924 – 1989), em 1960 realizou o primeiro estudo sobre a Dança de Ciranda de Pernambuco, resultando no livro “Ciranda: roda de adultos no folclore pernambucano”. Em 2015, o estado de Pernambuco reconhecendo o mérito cultural de sua dança de ciranda, iniciou junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) o processo de sua patrimonialização. Após análise, em 2021, o IPHAN destacou que a dança de ciranda é uma combinação lírica de celebração coletiva popular, música, dança, poesia, improvisação, e, por estar presente em várias regiões brasileiras, inclusive em vários estados nordestinos, deveria ser considerado um Patrimônio Imaterial, mas de âmbito regional: a Ciranda do Nordeste, Patrimônio Cultural do Brasil.
Em seu curso de Licenciatura em Dança, a Uniasselvi objetiva proporcionar aos futuros estudiosos e professores de dança, condições para o desenvolvimento da criatividade nos processos de ensino e aprendizagem da dança, promovendo o desenvolvimento das suas habilidades na linguagem corporal, na percepção e imaginação.
Em geral, as faculdades de licenciaturas permitem que o acadêmico após formado atue como professor no ensino fundamental, médio e profissionalizante compondo a carga horária desses cursos as disciplinas de cunho pedagógico, voltadas às técnicas de ensino e aprendizagem. A Licenciatura em Dança proporciona condições para o desenvolvimento da criatividade nos processos de ensino e aprendizagem da dança, promovendo o desenvolvimento das suas habilidades na linguagem corporal, na percepção e na imaginação,
Pesquisar e estudar a dança, nos leva ao encontro de nossa própria história. Feliz Dia Internacional da Dança!
*Francys Paulino francyspaulino@hotmail.com @fran_profa Mestra em Patrimônio Cultural e Sociedade; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Dança; Pós-graduada em Dança e Consciência Corporal; Pós-Graduada em Metodologia em Arte; Pós- graduada em Pedagogia, Educação Infantil, Séries Iniciais e Gestão Escolar; PósGraduada em Neuropsicopedagogia; Tutora da Uniasselvi; Professora da Rede Municipal de Joinville.