Uma das escolhas mais difíceis na vida dos jovens é escolher uma carreira ou uma profissão, e é nesse momento em que surgem muitas dúvidas: O que vou estudar? É importante verificar quais características e habilidades que as áreas requerem para você encontrar o curso de graduação mais adequado com o seu perfil.
Um dos cursos de graduação que oferece um mercado amplo é o de Administração. Você sabia que toda empresa para ser competitiva no mercado precisa ter em seu quadro um profissional formado em Administração?
Por isso, trouxemos não 10, mas 11 motivos para você aprender mais sobre a importância de estudar a Administração. Vamos lá?
1 – ONDE UM ADMINISTRADOR PODE TRABALHAR?
Administradores estão presentes em várias organizações como hospitais, escolas, comércio, indústria, bancos, farmácia ou atuando em seu próprio negócio. Vale ressaltar que há ótimas oportunidades de trabalho, seja na iniciativa privada ou pública, podendo este atuar como empreendedor em seu negócio próprio ou ocupando cargos estratégicos em grandes organizações com salários altamente atrativos.
E, sim, existem também concurso público com altos salários para administradores.
2 – UM DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO MAIS PROCURADOS NO BRASIL
O curso de Administração é o segundo mais procurado do Brasil (atrás do curso de Direito). Graduados em Administração tem um amplo mercado de atuação, pois empresas de todos os setores precisam desses profissionais para se manterem no mercado que está em ritmo de expansão.
3 – IDEAL PARA QUEM GOSTA DE DESAFIOS
O administrador é quem deve ter uma visão holística da empresa para conseguir manter conectados os diversos departamentos e torná-los mais produtivos e eficientes. A área é ideal para quem gosta de se desafiar e pode proporcionar a experiência e visão de atuar em diferentes setores da economia.
4 – FALOU EM PROFISSIONAL INOVADOR? O curso de Administração é ideal para você que gosta de criar e inovar! Você desenvolverá uma visão sistêmica, capaz de planejar, organizar, dirigir e controlar seu negócio com visão inovadora para novos resultados.
5 – EMPREENDEDORISMO: O curso de Administração vai despertar o interesse do empreendedorismo, justamente o que buscam profissionais que não intencionam uma carreira estratégica dentro de uma organização. Deste modo, o profissional também se prepara para administrar seu próprio empreendimento, tendo conhecimento teórico e assimilando com sua prática.
6 – ATUAR COM FLEXIBILIDADE E LIBERDADE: O administrador atua com flexibilidade, ou seja, com mais liberdade para planejar seus objetivos dentro da organização em que atua, uma vez que aprende sobre diferentes áreas do saber, tornando-o capacitado e habilitado para assumir diversos cargos como administrativos a estratégicos, além de cargos de responsabilidades como coordenação e direção.
7 – LIDAR COM PESSOAS: Todo administrador tem contato com pessoas no seu dia a dia e uma das características importantes é a valorização das pessoas através da relação pessoal. O resultado do negócio depende de pessoas engajadas e, para isso, é essencial saber reconhecer e valorizar o trabalho em equipe e manter relações interpessoais através das conexões humanas.
8 – COMPROMETIMENTO COM RESULTADOS: A Administração promove melhorias em processos e tomadas de decisões. O curso capacita o aluno para obter uma visão sistêmica do funcionamento de processos, proporcionando melhorias contínuas a fim de atender as demandas e interferir no desenvolvimento de processos, buscando aumentar significativamente os resultados e tornando a organização mais competitiva.
9 – DESPERTAR A CURIOSIDADE: Além das carreiras promissoras, o administrador tem várias áreas para escolher onde gostaria de atuar. Desperte a curiosidade e explore outras áreas de atuação como Gestão de Pessoas, Finanças, Marketing, Comércio Exterior, Auditoria, Consultoria, Gestão de Qualidade, Gestão Ambiental e muitos outros.
10 – SABER ALCANÇAR A META: A administração eficaz é o principal motivo para a existência das organizações, pois seus objetivos e metas só podem ser alcançados através de coordenação, gerência e tomadas de decisões sobre grupo de pessoas. Administração é administrar as ações através de pessoas, é planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos para realizar os objetivos.
11 – APRENDIZAGEM EM VÁRIAS ÁREAS; Empresas que sobrevivem em um mercado cada vez mais competitivo, desde seu nascimento, tem como principal fator a administração. estudar Administração é obter várias linhas de aprendizagem e se consolidar em uma carreira conforme seu campo de atuação
Gostou das 11 razões para escolher o curso de Administração?
É importante saber que um administrador bem sucedido deve executar com eficácia os três processos administrativos: a habilidade técnica, humana e conceitual. E isso você vai aprender no curso de Bacharelado da Administração da Aupex Uniasselvi. A Administração é basicamente o reflexo sobre o desempenho das organizações.
Ficou interessado? Estude Administração. Acesse https://portal.uniasselvi.com.br/graduacao/sc/joinville/administracao
Artigo original “Por que estudar Administração”, escrito por *ARLINDO MORATO, tutor da Aupex Uniasselvi. E-mail: arl_morato@hotmail.com – Texto editado por Comunicação da Aupex Uniasselvi
*Graduado em Administração de Empresas – 2012. Pós-Graduação em Administração da Produção e Logística – 2014. Pós-Graduação em Gestão de Pessoas – 2020. Professor titular nos cursos Superior Ead e Semi Presenciais de Administração, Logística, Comércio Exterior e Processos Gerenciais na UNIASSELVI.