Atleta, aluna de Educação Física da Aupex Uniasselvi, vai disputar o Mundial Universitário de Tênis de Mesa

Lhays, atleta da seleção brasileira de tênis de mesa

A atleta da seleção brasileira de Tênis de Mesa, Lhays Francieli Leizviski Stolarski, 21 anos, irá disputar os Jogos Universitários Mundiais da Fisu Chengdu a partir do dia 28 de julho, na China. Acadêmica do curso de Educação Física de Joinville, a mesa-tenista está se preparando para levar o nome do Brasil e da Aupex Uniasselvi no campeonato mundial que vai reunir os principais nomes do esporte mundial que são estudantes. “Treino há oito anos  diariamente em torno de três a quatro horas por dia. Estou ansiosa para este momento, ” descreve.

Pode-se dizer que Lhays nasceu para o esporte e o esporte nasceu para ela. A própria mesa-tenista adianta: “Se eu não fosse mesa-tenista, tenho certeza que estaria em outra modalidade esportiva. Desde pequena sempre fui muito ligada ao esporte, pratiquei handebol , atletismo, o que vinha,” relata. A acadêmica destaca que sempre foi muito competitiva e tinha habilidade para o tênis de mesa.

“Tive oportunidade de começar a treinar aos nove anos por meio do Programa de Iniciação Desportiva (PID), mas na época não foi possível por que não havia um adulto que me acompanhasse nessa rotina, meus pais não podiam. Assim, comecei aos 13 anos, também pelo PID, mas já treinando no clube,  na Associação Joinvilense de Tênis de Mesa (AJTM), no nível avançado pois já sabia movimentos e algumas técnicas do esporte. Em poucos meses passei a integrar a equipe da AJTM numa rotina de treino puxada e estudando paralelamente”, detalha.

Em 2016, meses após começar a prática do esporte, Lhays já participava do Campeonato Brasileiro Escolar e iniciava o caminho de uma série de conquistas: Campeã pela Seleção Brasileira Sub 19, melhor atleta do Estado em três edições, campeã brasileira em sua categoria, campeã brasileira por equipes de clubes, um feito inédito para Joinville, além de ter participado de outros importantes títulos como o vice campeonato no Sul-americano de equipes, terceiro lugar em dupla,  ajudando a contribuir na conquista do ouro para o Brasil no resultado final e participação no Panamericano.  “Tive apoio da família e sempre muita vontade de vencer”.

Quanto ao futuro, Lhays pretende continuar a ser atleta até a idade em que conseguir se manter competitiva no cenário nacional. Na formação no curso de Educação Física ela busca a oportunidade para agregar conhecimento  e ter à frente uma gama de opções para atuação. “Ter nível superior hoje é essencial para o planejamento de uma carreira sólida”, afirma a aluna da tutora Sesuana  Magalhães da Rosa, do 5º semestre da Aupex Uniasselvi.

Embora jovem, Lhays  está investindo no seu futuro para além da graduação. Ela já realizou dois cursos básicos necessários para quem deseja ser técnica de tênis de mesa e vai continuar a se aperfeiçoar. “Além disso, dou aula às crianças de iniciação ao tênis de mesa pelo PID da mesma forma quando acessei a escolinha. Quero oportunizar o acesso ao esporte às crianças e, se possível, formar atletas”, aponta.

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?