fbpx

Chef de cozinha busca o curso de Gastronomia da Aupex para crescer ainda mais na carreira

Você sabia que a faculdade de gastronomia é muito mais do que ‘apenas cozinhar`?  O curso concilia teoria à parte prática com aulas na cozinha a fim de testar os conhecimentos e habilidades dos alunos no reconhecimento e no preparo dos alimentos, considerando as técnicas e criatividade. E, sim, é possível realizá-lo na modalidade semipresencial, possibilitando ao acadêmico sair muito bem preparado para o mercado de trabalho.

Partindo dessa visão que Igor Eduardo Rezende, 44 anos, procurou a Aupex Uniasselvi para se matricular no curso tecnólogo de Gastronomia. Dentro de uma carreira de trabalho de 20 anos na cozinha, Igor conquistou o título de Chef de cozinha há cerca de três anos e, desde então, ele e sua esposa pesquisaram várias faculdades e escolheram a instituição nota máxima no MEC para aprimorar ainda mais seu currículo. Ele descreve um pouco de sua jornada.

“Tornei-me Chef diante de um processo de meritocracia. Comecei minha carreira como ajudante de cozinha, passei pela função de meio oficial de cozinha, depois para cozinheiro júnior, seguindo para cozinheiro pleno, e cozinheiro líder, quando ainda residia em São Paulo. Após uma oportunidade da saída de um Chef em um restaurante onde trabalhava, demonstrei a competência exigida e consegui alcançar o cargo de Chef, o qual passei a ocupar e que muito me orgulha”, resume.

Chef de cozinha, sucintamente, é o profissional que domina as práticas culinárias e é responsável por planejar e administrar o funcionamento de uma cozinha, com a elaboração dos cardápios e supervisão dos trabalhos de cozinheiros e ajudantes.

O acadêmico destaca a importância da graduação. “ Vejo que a faculdade de Gastronomia abriu ainda mais as portas para mim. Além do conhecimento que vim buscar, fiz amizades com vários colegas de turmas, aumentando ainda mais o networking”, ressalva o Chef que, em breve, se tornará gastrônomo.

Igor está muito animado com o mundo acadêmico e já planeja dar continuidade aos estudos para se tornar também um chefe instrutor ou professor da faculdade de Gastronomia. “Assim que finalizar a faculdade, quero iniciar uma pós em docência e fazer outros cursos que me qualifiquem para essa função”.

E para quem acha que Gastronomia é muito previsível, a matriz curricular já é uma grata surpresa pois inclui aspectos culturais das cozinhas mundiais e seus métodos, noções de microbiologia e  de segurança alimentar, metodologia científica e gestão de bares e restaurantes.

Gastronomia também possibilita que o acadêmico não tenha apenas a opção de trabalhar na prática da cozinha, mas, por exemplo, na gestão de uma cozinha de um hotel ou de um resort, que demandam várias funções e tem por características a presença de um grande público que, a depender do local, pode ser muito exigente.

Outra possibilidade é que o Tecnólogo em Gastronomia qualifica o profissional para abrir o seu próprio negócio. Além disso, muitas empresas de pequeno e médio porte que estão expandindo operações precisam de profissionais para administrar suas cozinhas e tomar conta do fornecimento, do controle e preparo dos alimentos.

Gostou do curso? Você quer ser um gastrônomo? Saiba mais em https://aupex.com.br/curso/gastronomia/

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?