fbpx

Tradução em Libras está disponível na Trilha de Aprendizagem da UNIASSELVI

A partir deste semestre, todos os alunos de todos os cursos de GraduaçãoPós-graduaçãoTécnico e Profissionalizantes, da UNIASSELVI, têm acesso ao VLibras. O recurso, que faz a tradução automática de conteúdos virtuais em português, de texto e áudio, para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), está disponível na Trilha de Aprendizagem e no Livro Digital, a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – o portal do aluno na instituição.

Podendo ser usada em computadores, dispositivos móveis e Smart TVs, a opção que proporciona inclusão dentro da educação foi desenvolvida pelo governo federal e está sendo adotada pelas instituições de ensino. Dessa forma, os estudantes com deficiência auditiva conseguem participar plenamente das atividades e interações de aula.

Para a Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NUAP) da UNIASSELVI, Ana Clarisse Alencar Barbosa, essa oportunidade oferecida aos acadêmicos derruba barreiras:

“Disponibilizar o VLibras nas disciplinas é oferecer uma educação igualitária, independentemente de suas capacidades auditivas. É garantir uma experiência de aprendizagem efetiva aos estudantes surdos”.

Além disso, a Professora destaca que a ferramenta possibilita um estudo flexível e autônomo, de acordo com as necessidades individuais. E completa:

“Isso é particularmente benéfico para que seja possível estudar em seu próprio ritmo e revisar o material sempre que necessário. Este é o papel da UNIASSELVI: assegurar o melhor proveito da tecnologia dentro da educação, com promoção da inclusão e acessibilidade, sempre priorizando uma jornada acolhedora e acessível para todos os graduandos”.

Como usar

Para utilizar o VLibras, basta entrar na Trilha de Aprendizagem e clicar no ícone que tem o desenho de duas mãos, na parte superior do canto direito da tela. Depois da apresentação de boas-vindas do avatar, é só selecionar o texto desejado e ele será traduzido no display do lado direito da página.

Algumas configurações estão à disposição dos usuários, por exemplo, trocar a personagem que faz a interpretação digital. A implementação do VLibras contou com o apoio da equipe de EdTech da instituição, orientada pela Diretora da área, Paula Renata dos Santos Ferreira, que explica sobre a opção de regionalismo e outras alternativas:

“O aluno pode optar pela tradução com base em seu Estado. Também dá para adaptar a posição de tela. O VLibras possui um dicionário, onde o estudante pode pesquisar uma palavra e receber a tradução. Além disso, é uma tecnologia que está aberta a receber feedbacks dos alunos, para que assim as traduções gerem mais valor no processo de aprendizagem”.

Trilha de Aprendizagem

A Trilha de Aprendizagem da UNIASSELVI é uma plataforma que conduz o aprendizado acadêmico, concentrando instrumentos e materiais didáticos interativos e dinâmicos para facilitar a compreensão dos alunos.

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?