Lançamento: Curso superior em Acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Duração de dois anos!
A cada 36 crianças uma delas é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os dados publicados neste ano pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC, agência de Saúde dos Estados Unidos da América, mostram o quanto a prevalência do transtorno vem aumentando ao longo dos anos. Para se ter ideia, em 2004, o número divulgado pelo CDC era de um diagnóstico a cada 166 crianças. Em 2012, a cada 88 crianças uma recebia o laudo. Em 2020, a prevalência já estava em um para 54.
Diante do significativo aumento do TEA, a necessidade começa por conscientizar e informar a população para que as pessoas diante da suspeita e/ou do próprio diagnóstico busquem as intervenções da forma mais precoce possível. “O autismo, em muitos casos, exige a atuação de uma equipe multiprofissional que trabalhe diferentes áreas do desenvolvimento. Isso por que o TEA traz prejuízos na comunicação, socialização e comportamento, a depender do nível de suporte que ele apresente”, aponta a neuropsicóloga Ana Carolina Duarte, especializada na área.
Se por um lado, o tratamento em saúde para o TEA pode ser complexo, a área da educação também merece atenção. Não só a inclusão precisa ser trabalhada bem como o acompanhamento por educadores competentes e capacitados visando à aprendizagem e o desenvolvimento do aluno.
Acompanhando as questões contemporâneas da sociedade, a Uniasselvi, que já oferece o curso de Licenciatura em Educação, desenvolveu a graduação em Acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) cujo objetivo é o de formar profissionais que desejem atuar na área. O curso possibilita aos acadêmicos desenvolverem estratégias para promoção da inclusão e do suporte necessário às pessoas com TEA em diferentes contextos sociais, auxiliar em sala de aula, mediar entre aluno e professor ou em locais de outras áreas que preveem este tipo de acompanhamento.
Com uma matriz curricular diferenciada, o profissional contribuirá com a sensibilização social, reduzindo o estigma associado ao autismo e impulsionando a inclusão por meio da sua atividade.
Entre as competências adquiridas nessa faculdade tecnóloga estão:
Necessidade de profissionais capacitados
Essa demanda é um direito previsto na lei federal 12.764/12, que institui a Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O texto garante, nos casos de comprovada necessidade, o direito da criança autista e matriculada em escola regular de possuir acompanhamento em sala de aula.
Mais informações do curso acesse https://aupex.com.br/curso/acompanhamento-do-transtorno-do-espectro-autista/
Duração: 2 anos (4 semestres)
EAD semipresencial de verdade, com tutor exclusivo por turma para coordenar atividades e tirar dúvidas no polo ou virtualmente.
Flexibilidade para estudar onde e quando quiser.
UNIASSELVI Leo App com navegação gratuita. Confira notas, acesse as trilhas de aprendizagem e estude com materiais didáticos digitais.
Plataformas online para auxiliar o seu aprendizado e atendimento ao aluno.
MATRICULE-SE E COMECE A ESTUDAR em 2024
A Aupex está com as matrículas abertas para os cursos de graduação e e de pós-graduação. Estude em uma instituição que é nota máxima no MEC. Venha até um dos nossos polos conhecer nossa estrutura ou acesse portal.uniasselvi.com.br e escolha o curso ideal para o seu currículo.
O atendimento dos Polos Aupex/Uniasselvi acontece no horário das 8 às 22 horas sem fechar para o almoço e nos sábados das 8 horas ao meio-dia e pelo telefone/ whatsapp (47) 3025-5077.
Estamos localizados na R. Dona Francisca, nº 934, Saguaçu; na rua Iririú, 1777, em frente ao Terminal do Iririú; no Polo Araquari, no Centro Comercial Miquelute – Rodovia A 280, 6777, e em São Francisco do Sul, R. Marcílio Dias, 637 – Centro.