Cerca de 20 escolas da rede pública municipal foram contempladas neste ano com um dos projetos de extensão da Aupex Uniasselvi . Trata-se do Reforço Escolar, aplicado pelos acadêmicos dos cursos de Licenciatura, com carga horária de 94 horas, o qual já beneficiou centenas de alunos que precisaram de suporte pedagógico para compreender e fixar melhor o conteúdo das disciplinas passadas durante as aulas regulares. “O reforço escolar é uma demanda que as escolas trazem, e que, ao mesmo tempo, traz experiência e troca de conhecimento aos nossos acadêmicos que desenvolvem o projeto, propiciando a prática da profissão. Também temos outros projetos de extensão, que desejamos colocar em prática futuramente”, afirmou a coordenadora pedagógica da rede Aupex Uniasselvi, Raquel Elisa da Silva Meneghelli.
Uma das mais de acadêmicas que participa do projeto e se sentiu privilegiada com a experiência foi a acadêmica do curso de Pedagogia, Roseane Michele dos Santos Vieitas, de 31 anos. Cursando o segundo semestre, ela deu aulas de reforço para duas turmas num total de oito alunos na Escola Municipal Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, no bairro Jardim Paraíso. “Com essa oportunidade, pude perceber o quanto é importante uma professora na vida das crianças. Hoje, posso dizer o quanto estou feliz por fazer parte da vida dos alunos. O mais legal é quando você é reconhecida, isso é muito gratificante”, descreve.
A futura pedagoga conta que chegou a Aupex Uniasselvi graças ao seu filho, hoje com quatro anos, após descobrir o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autismo dele, quando ele tinha três anos. Ao pesquisar tratamento para o filho, ela conheceu a AMA – Associação de Amigos dos Autistas, local onde ele aguarda ser inserido por estar na fila de espera. “Fiquei encantada e perguntei o que eu poderia fazer para ter possibilidade de trabalhar naquele lugar e me responderam que eu poderia fazer a faculdade de Licenciatura em Pedagogia. Já no outro dia, fiz a minha inscrição neste curso da Aupex Uniasselvi e fui super bem recebida por toda a equipe da instituição. Tenho que agradecer por tudo, estou amando o curso, tudo que estou aprendendo e aplicando”, detalha.
Ela nomeia a professora Raquel, coordenadora pedagógica, sua tutora Isabel Sanches e a supervisora escolar dos Anos Iniciais, prof Justina de Almeida, por lhe darem a oportunidade de integrar o Reforço Escolar. “Fiquei muito feliz por levar aprendizado às crianças, não só no que diz respeito a ler e escrever, mas também por fazer parte de um lugar onde você ensina as crianças o real sentido da aprendizagem e o quanto elas são importantes, tanto para suas famílias quanto para nós”, reflete.
Diante da rotina compartilhada com os estudos da faculdade, dos cuidados da casa e com o tratamento do filho, Roseane destaca que não consegue estagiar ou trabalhar na área ainda, mas que finalizou o projeto de extensão e permaneceu como voluntária durante um tempo ajudando as crianças no reforço escolar. “As famílias me pediram se eu poderia permanecer pois notaram o efeito positivo que as aulas de reforço trouxeram as crianças. Eu me organizei e continuei ensinando as crianças, já cumprindo minha carga horária, mas nesse semestre finalizei essa etapa”, revela.
Ela reforça o quanto as atividades da faculdade tem sido importantes para a sua nova fase da vida. “Quando vou para a escola, meus alunos ficam me esperando. Sou recebida de braços abertos por todos eles! Sinto-me uma mulher muito abençoada por Deus, por ter pessoas maravilhosas na minha vida. Sou casada, tenho um filho lindo, minha família é tudo para mim. Eles estão muito orgulhosos por eu ter escolhido essa linda e incrível profissão para a minha vida”, finaliza.
Você já conhece o curso de Pedagogia? Saiba mais
A faculdade de Licenciatura em Pedagogia habilita o profissional a dar aulas para as crianças, a desenvolver materiais didáticos, a atuar com assistência/ coordenação e direção pedagógica em escolas e creches tanto públicas como privadas. Além disso, o setor empresarial é outra possibilidade na qual este profissional pode encontrar oportunidade devido à demanda por métodos de ensino voltados para crianças.
Ou seja, ao fazer o curso, o pedagogo está habilitado para atuar em educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional.
Matricule-se no curso de Pedagogia da Aupex/Uniasselvi pelo link https://aupex.com.br/curso/pedagogia/
O atendimento dos Polos Aupex/Uniasselvi acontece no horário das 8 às 22 horas sem fechar para o almoço e nos sábados das 8 horas ao meio-dia e pelo telefone/ whatsapp (47) 3025-5077. Estamos localizados em Joinville, Araquari e São Francisco do Sul.