Luciano, esposo de Ana Lucia, havia sido operado dias antes em cirurgia cardíaca em hospital de Curitiba/PR e foi prestigiar a cerimônia de colação de grau e baile da esposa realizado no Rancho Timbé, em Joinville/SC.
A nova egressa da Aupex Uniasselvi, Ana Lucia do Nascimento, de 59 anos, viveu muitas emoções no último sábado, primeiro de março, dia de sua formatura. Nem o trânsito intenso na BR 101 do sábado de carnaval que quase fê-la se atrasar tirou o bom humor da recém-graduada em Terapias Integrativas e Complementares, que se deslocava de sua cidade natal, Guaratuba/PR, para vir ao Rancho Timbé, em Joinville, local onde foi realizada a colação de grau e festa. O motivo de uma comemoração e tanto foi que seu marido Luciano, que até então estava internado no Hospital do Rocio, de Curitiba/PR, recebeu alta para vir presenciar o momento tão especial para o casal.
“Meu esposo realizou duas cirurgias cardíacas recentes e seguidas, uma no dia 16 de fevereiro e outra no dia 27 de fevereiro, e veio direto da UTI para colação, ainda cansado e se recuperando. Não prestei atenção na simplicidade de ele estar vestido com a roupa que veio do hospital, mas no brilho do olhar de um homem que fez todo sacrifício para estar ali”, descreve encantada.
Além do êxtase de ter o companheiro de vida ao seu lado e de ver mais 12 familiares vindo de longe lhe prestigiar no evento, a então acadêmica contou que nunca havia se sentido tão realizada. “Enquanto o pessoal do evento me arrumava com a beca, fiquei a observar o cuidado, o capricho e o amor depositado em cada detalhe. Tudo muito bem organizado! Ao pisar no tapete de entrada me senti uma rainha. Valeu cada minuto. A equipe maravilhosa organizando as mesas com a identificação dos alunos, os fotográficos, todos super educados e prestativos”, descreve. No total, mais de 80 acadêmicos dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo colaram grau no Rancho Timbé.
Ana Lúcia afirma que atravessou um processo muito difícil para conseguir se matricular e finalizar a graduação. Nascida numa família muito humilde de sete irmãos, ela recorda que viveu uma infância de violência e privações, em que seus pais eram analfabetos e os estudos não eram prioridade. Casou-se jovem, teve três filhos, e até pouco tempo atrás “faculdade” era algo impossível devido à falta de condições socioeconômicas.
“Meus três filhos são bençãos em minha vida sendo que dois deles se formaram em nível superior, um grande orgulho. Sempre tive a vontade de fazer uma faculdade, de ter minha formatura, a colação, o baile… Algumas pessoas não conseguiram entender por que eu, já avó, ainda queria realizar esse sonho e riram de mim por ter manter esse desejo com quase 60 anos. Mas um dia dei de frente com o polo da Uniasselvi, o qual me deu condições de realizar esse sonho”, destaca.
Além de ter feito sua inscrição no curso superior da Uniasselvi, ela também matriculou seu esposo Luciano Francisco do Nascimento. Contudo, no ano passado, sua família viveu um momento de provação, perdendo a neta de xx anos para uma doença. “Meu esposo ficou sem forças para continuar pois começou a ter problemas, alguns de saúde, e achou melhor trancar a matrícula. A vida seguiu seu rumo sem dar trégua e, neste ano, passamos pelo momento do enfarte”, enfatiza.
Ana Lúcia descreveu os últimos acontecimentos que viveu e por isso destaca que só tem motivos para comemorar. “Não temos carro e moramos no interior. Era uma noite de chuva e ao chegar em casa, à noite, me deparei com meu esposo enfartando. Imediatamente pegamos nossa moto e de baixo de chuva meu esposo foi ao Pronto Atendimento de Guaratuba. E um grande milagre aconteceu: apareceram anjos para salvar a vida dele. Então, fomos de ambulância para o hospital em Curitiba/ PR, onde ele corria sério risco de morte e passou por duas cirurgias”.
Realizada, ela aponta que durante a cerimônia, ela sorria o tempo todo. “Do palco, eu não conseguia enxergar direito meus familiares, mas sabia que eles estavam ali felizes por mim. Minha caminhada de vida não foi fácil, mas Deus abençoou grandemente a vida de todos que trabalharam na cerimônia do Rancho Timbe, que foi espetacular”.
Graduada no curso tecnólogo de Terapias Integrativas e Complementares, a egressa conta que é massagista, alugou um espaço para fazer atendimentos e deseja fazer uma pós-graduação na área para se aperfeiçoar no trabalho com terapias em sua cidade.
Quer conhecer mais o curso de Terapias Integrativas e Complementares?
Curso tecnólogo com duração de 2 anos. Capacita profissionais para promover por meio de elementos, técnicas e equipamentos, um atendimento humanizado, visando de forma holística, a promoção, manutenção e recuperação da saúde, do bem-estar e do autocuidado. Veja mais em https://aupex.com.br/curso/terapias-integrativas-e-complementares/