Givanilson dos Santos Arão, 36 anos, é calouro do curso de Gestão Comercial, da Aupex Uniasselvi. O desejo de se tornar gestor dessa área surgiu da experiência de quando trabalhou como promotor de vendas da Coca Cola. “Percebi que preciso aprender mais sobre administração, marketing, vendas e ser o melhor profissional que eu puder nessa área sempre aprendendo e melhorando”, justifica.
Natural de Aracaju – SE, o acadêmico conta que reside em Joinville há cerca de dois anos. A mudança para o Sul do Brasil foi acompanhada pelo filho Guilherme, 15 anos, e pela sobrinha Gabrielle, os quais moram todos juntos. Segundo Givanilson, tanto o filho como a sobrinha o apoiam muito na nova jornada acadêmica. “A graduação tem sido uma grata surpresa. Às vezes eu me sinto fora da minha zona de conforto e ao mesmo tempo penso que já deveria ter feito a faculdade antes pois tenho 36 anos. Mas agradeço a Deus pois tudo é no tempo dele”, reflete.
Givanilson destaca que ter um filho graduado sempre foi o sonho de seu pai, patriarca de uma família muito humilde. Ele é o segundo dos cinco filhos que está tendo acesso ao ensino superior, motivo de alegria para toda a família. “Eu venho de uma família pobre, minha mãe e meu pai sempre trabalharam muito para não faltar comida para os cinco filhos. Sou o mais novo e tenho mais um irmão e três irmãs. Minha irmã já se formou em Recursos Humanos e eu agora estou treinando nesse caminho. Penso que ele vai ficar muito orgulhoso”, aponta.
O acadêmico hoje atua na segurança privada, trabalhando como vigilante, e dentro de dois anos poderá ter o diploma em suas mãos. Ele aposta no papel transformador da educação, dividindo sua experiência do Projeto Páscoa Solidária 2025, onde pode contribuir para a Páscoa de muitas famílias e ainda construir novos laços de amizade.
Projeto Páscoa Solidária
Givanilson foi um dos diversos acadêmicos que contribuiu com o Projeto Páscoa Solidária idealizado pela Aupex Uniasselvi, o qual se estendeu por vários pontos de Joinville. Ele foi um voluntário que atuou nos pontos de coletas e ajudou na entrega dos donativos para o público nos locais beneficiados.
O Projeto Páscoa Solidária alcançou o público de instituições e comunidades como idosos do Lar Vicentina, gestantes da Maternidade Darcy Vargas, crianças do Cidadão Bem, projeto idealizado na Escola Senador Luiz Henrique da Silveira (Araquari), crianças do Projeto Caminho do Futuro, famílias da Comunidade Quilombola Beco do Caminho Curto e da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Pirabeiraba.
Nas semanas onde pode atuar, Givanilson teve uma grata surpresa de fazer novos amigos da instituição de ensino. Entre os que mais teve contato, ele destaca a amizade que construiu com o acadêmico Cleisson. “No dia da entrega das doações para a Comunidade Quilombola, pegamos carona no carro da Camila, também estudante. Eu, o Cleisson e o Mauri fomos conversando sobre o como o projeto era interessante, o quanto estava mobilizando os alunos e beneficiaria a comunidade com questões de vulnerabilidade socioeconômica. A entrega das doações foi um sucesso, chocolates, biscoitos e cestas básicas fizeram a Páscoa de muitas famílias mais felizes”, afirma.
A amizade com Cleisson não parou por aí. Dias depois, Givanilson encontrou o colega no polo quando foi se reunir com a Coordenadora Pedagógica geral Raquel da Silva Meneghelli. Cleisson, acadêmico de Administração, curso diferente de Givanilson, se propôs a ajudar o colega no desenvolvimento do projeto e já deu dicas para pesquisas e trabalhos no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. “Ele tem mais tempo de casa que eu, me ajudou em uma questão onde eu estava com dificuldade por eu ser novato. Como a gente sempre se vê na Aupex Uniasselvi, vamos conversando, trocando figurinhas e fortalecendo a amizade”, alega.
Além da amizade com Cleisson, Givanilson destaca o quanto o projeto foi impactante em sua vida. “Foi muito bom ver gente comprometida com o projeto de Páscoa, doando e se doando, sou muito grato em ter participado”.