
A festa de formatura marca o fim de um ciclo e o começo de um novo. Afinal, a graduação terminou e para a maioria das pessoas se torna o momento em que é hora de buscar uma nova posição na empresa que já integra, tentar uma reinserção no mercado de trabalho, candidatar-se para aquela vaga de emprego tão almejada, preparar-se para um concurso ou já assumir uma vaga de ensino superior, assinar como profissional de nível superior em sua própria empresa como contabilistas que passam a responder pela contadoria ou abrem sua microempresa, biomédicos que podem assinar como técnicos responsáveis, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que podem prestar serviços a domicílio ou para clínicas, pedagogos que podem desenvolver um projeto para educação infantil, são várias as áreas em que é possível se tornar o seu próprio chefe.
Enfim, um certificado de ensino superior pode representar muitas possibilidades.
Mas a colação de grau é um momento a se destacar pois pode ser a oportunidade de festejar a sua vitória e reunir as pessoas que são mais próximas ou importantes para você e que lhe acompanharam nesse processo de estudos que podem ter durado dois, três, quatro ou cinco anos, a depender da formação.
A formatura é um ritual que marca a nossa história e os os rituais têm enorme importância para nós, acontecendo desde o dia do nosso nascimento. Eles são responsáveis por marcarem a mudança de ciclo e eternizar os momentos mais especiais da nossa história.
João Paulo de Souza Domingos da Silva, 28 anos, recém-graduado em Ciências Contábeis, passou por este momento no sábado do dia 30/08/25, na cerimônia de outorga de grau e com a cerimônia do baile de formatura no Rancho Timbé junto a outros acadêmicos de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo. Confira o depoimento de nosso novo contabilista que explica a importância de uma graduação.
“Lembro que entre julho e outubro de 2024 vivi um dos momentos mais desafiadores da minha vida: estava desempregado, em busca de recolocação na minha área. Durante esses três meses, foi difícil manter a esperança, quase desisti e até pensei em trancar a faculdade.
Mas, mesmo diante das dificuldades, decidi refletir, persistir e seguir em frente. Pouco tempo depois, surgiu a oportunidade que tanto esperava — e a partir dali tudo começou a mudar para melhor. Entrei em uma nova área, cheia de desafios, aprendizados e mudanças de rotina. Cresci, amadureci e, recentemente, fui promovido, assumindo mais responsabilidades e me desenvolvendo muito, tanto na vida profissional quanto pessoal.
Hoje reconheço que essa formatura é fruto da minha perseverança, mas principalmente da presença de Deus, que esteve comigo, me direcionando e me dando forças para continuar. Também sou profundamente grato à minha família, amigos e pessoas que acreditaram em mim e me apoiaram nos momentos mais difíceis.
Essa conquista não é só minha, é de todos que estiveram ao meu lado nessa caminhada.“, João Paulo de Souza Domingos da Silva, recém-graduado em Bacharelado em Ciências Contábeis.





