Assistente social e técnica de enfermagem iniciou graduação em Enfermagem para realização profissional e buscar novos caminhos

Atuar na área de saúde  permite que os profissionais trabalhem no cuidado com o próximo e possam desenvolver uma carreira que propicie realização pessoal bem como boa remuneração e empregabilidade. Estes requisitos propiciaram uma expansão de busca de profissionalização nessa área, principalmente com a pandemia que mostrou a essencialidade da área e a escassez de profissionais.

Suzana Nunciação dos Reis que já possui uma carreira consolidada como profissional de Serviço Social no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e técnica de enfermagem da Secretaria da Saúde de Joinville, continua investindo nos estudos e é uma das acadêmicas de Bacharelado em Enfermagem.  Por já ser concursada em nível médio na saúde, ela busca crescimento pessoal e profissional preparando-se para futuramente trabalhar no cargo de enfermeiro que exige nível superior.

“Como funcionária da UPA , trabalhar na área de pronto-atendimento é gratificante mas também um desafio em função da qualificação contínua e agilidade que a profissão exige. A graduação em Enfermagem vai além da realização profissional, vai me proporcionar novos caminhos”, define a profissional. Suzana foi uma das participantes da  cerimônia do Jaleco realizada no sábado do dia 29 de novembro do ano passado, no Rancho Timbé. A cerimônia do Jaleco é um rito de passagem em que o aluno do curso superior da área de saúde promete se responsabilizar com a saúde de um modo geral e dedicar-se à profissão realizando um juramento, seguido da colocação do jaleco por um(a) padrinho ou madrinha escolhido (a) por ele próprio.

Por outro lado, por já ter formação em nível superior em Serviço Social, Suzana pode trabalhar em diversas áreas. Embora o mercado empregue muitos assistentes sociais em concursos públicos, muitos profissionais atuam em projetos, ONGs, em cargos executivos, área organizacional, entre outros.

Conheça a graduação de Serviço Social

Formação e Atuação

  • Curso: Bacharelado em Serviço Social, com duração de 4 anos. Após a graduação, é preciso registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) para atuar profissionalmente.
  • Mercado: Amplo, em setores público (concursos) e privado, com crescente demanda devido à complexidade dos problemas sociais.

O que faz o Assistente Social?

  • Avalia necessidades: Analisa as condições de vida e as demandas sociais de pessoas e grupos.
  • Garante direitos: Orienta e encaminha a população para acessar serviços e benefícios (saúde, educação, moradia, previdência).
  • Elabora políticas: Participa da criação e implementação de planos, programas e projetos sociais.
  • Atua em diversas áreas: Trabalha em hospitais, escolas, presídios, empresas, ONGs e órgãos públicos.
  • Produz conhecimento: Elabora laudos, pareceres e estudos sociais, além de atuar como docente.

MATRICULE-SE E COMECE A ESTUDAR em 2026

A Aupex está com as matrículas abertas para os cursos de graduação e e de pós-graduação. Estude em uma instituição que é nota máxima no MEC. Venha até um dos nossos polos conhecer nossa estrutura ou acesse portal.uniasselvi.com.br e escolha o curso ideal para o seu currículo.

O atendimento dos Polos Aupex/Uniasselvi acontece no horário das 8 às 22 horas sem fechar para o almoço e nos sábados das 8 horas ao meio-dia e pelo telefone/ whatsapp (47) 3025-5077.

 

Polos

Polo Pirabeiraba – Rua Presidente Vargas, 610, Pirabeiraba

Polo zona sul – Rua Guanabara, 2604, Guanabara

Polo Vila Nova – Rua XV de Novembro, 7426, Vila Nova

Polo Saguaçu – Rua Dona Francisca, 934, Saguaçu

Polo Iririú, na Rua Iririú, 1777 – 2º andar

Polo Araquari: Rodovia SC 301, 6777 – Itinga 2 – Centro Comercial Miquelute, Araquari/SC

Polo de São Francisco do Sul: R. Marcílio Dias, 637 – Centro, São Francisco do Sul

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?