fbpx

Ciência da Criatividade

São Francisco do Sul | Araquari | Joinville/Saguaçu | Joinville/Iririú

Duração:

4 semestres

  • Estudo Garantido: caso você perca o emprego no início do curso, as mensalidades do primeiro semestre serão por conta da AUPEX.
  • EAD semipresencial de verdade, com tutor exclusivo por turma para coordenar atividades e tirar dúvidas no polo ou virtualmente.
  • Flexibilidade para estudar onde e quando quiser.
  • Conclusão de uma nova disciplina a cada 4 semanas.
  • UNIASSELVI Leo App com navegação gratuita. Confira notas, acesse as trilhas de aprendizagem e estude com materiais didáticos digitais.
  • Plataformas online para auxiliar o seu aprendizado e atendimento ao aluno.
  • Presente em todas as regiões do Brasil. Escolha o polo mais próximo de você.

Sobre o curso de
Ciência da Criatividade

Adversidades e gestão de crises são alguns dos cenários que o Cientista da Criatividade é capacitado a conduzir. O potencial de superar grandes desafios é adquirido ao identificar sinais e prever tendências e megatendências; estabelecer conexões com áreas de interesse; analisar problemas de modo complexo e criativo, aplicar estratégias multidimensionais; levar em consideração as implicações sociais, econômica, política, ambiental, tecnológica, ética e legal de cada situação.

Carga Horária:

Mercado de Trabalho

No mercado de trabalho, o cientista da criatividade tem uma ampla e constante expansão, pois processos criativos e inovadores estão presentes em diversos segmentos, e são cada vez mais necessários. É possível atuar em diversas áreas, por meio do empreendedorismo ou dentro de empresas públicas e privadas. Alguns dos ramos são: cultura (expressões culturais, artes cênicas, música, patrimônio e artes); tecnologia (TIC, biotecnologia, pesquisa e desenvolvimento); consumo (marketing e propaganda, design, arquitetura, moda); mídia (editorial e audiovisual). O mercado também vem sendo influenciado pela economia criativa, novas tecnologias e plataformas digitais, o que amplia ainda mais as possibilidades profissionais. O formado é apto a atender às demandas atuais e às tendências emergentes, destacando-se pela habilidade de construir futuros desejáveis em áreas estratégicas como planejamento; inteligência de mercado; geração de insights e criatividade;  consultoria; gestão empresarial familiar e de profissionais liberais em seus próprios negócios; e foco em mensuração de resultados. Com base na Unesco e no Fórum Econômico Mundial, a criatividade é uma das habilidades fundamentais da contemporaneidade, uma vez que fortalece a imaginação e aumenta a capacidade de preparar, recuperar e inventar à medida que alterações acontecem. Por isso, o mercado de trabalho precisa cada vez mais de profissionais capazes de identificar problemas simples e/ou complexos, que desenvolvem e implementam soluções criativas, gerando valor pessoal, profissional, educacional e social com perspectiva inovadora, alinhadas com as necessidades atuais e com sustentabilidade.

Grade do curso de
Ciência da Criatividade

1º Semestre
1Perspectivas Profissionais
2Inteligência Emocional e Relacional
3Neurociência e Aprendizagem Ativa
4Bases do Pensamento Criativo: Divergência, Convergência e Momento Eureka
5Imersão Profissional: Estratégia para o desenvolvimento do potencial criativo
2º Semestre
6Produção do Conhecimento Científico e Tecnologias Emergentes
7Design Thinking
8Learnability, Autenticidade e Repertório
9Relaxamento, Meditação e Ócio Criativo
10Imersão Profissional: Design Thinking
3º Semestre
11Empreendedorismo Criativo
12Cultura da Inovação e Gestão da Mudança
13Design de Bens e Serviços no Contexto da Economia Criativa
14Tendências Tecnológicas e Inteligência Artificial
15Imersão Profissional: Estratégias para Estabelecimento de Vínculos e Valorização das Singularidades
4º Semestre
16Cidadania e Protagonismo Social
17Da Ideia à Ação: O Poder do Storytelling
18Design de Futuros Desejáveis
19Fundamentos da Ciência da Criatividade: da Ancestralidade à Contemporaneidade
20Estudo Contemporâneo e Transversal: Indústria, Transformação Digital e Inovação
21Imersão Profissional: Cultura e Lazer
Disciplina(s) Optativa(s)
1Língua Brasileira de Sinais

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?