Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
PÓS-GRADUAÇÃO (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 99207-3417

Notícias

Alunas de Pedagogia realizam seminário sobre práticas na educação inclusiva

Alunas de Pedagogia realizam seminário sobre práticas na educação inclusiva
12/12/2018

A Aupex/Uniasselvi do polo Iririú foi palco do Seminário de Práticas Interdisciplinares de Educação Inclusiva na última segunda-feira (10/12). O evento realizado pela turma PED 2542, da tutora Dilcicléia Gonçalves de Barros, teve o intuito de discutir e refletir sobre as práticas inclusivas tendo como foco os desafios e possibilidades da inclusão no âmbito escolar. 

O seminário contou com os seguintes convidados: a gestora do Polo Aupex/ Uniasselvi polo Iririú, Marli Terezinha Poerner, a coordenadora do grupo de estudos de Autismo da Rede Municipal de Joinville, Tatiane Cristina Pereira Budal; a acadêmica de Pedagogia, mãe de uma criança autista e membro da diretoria da AMA - Associação de Pais e Amigos dos Autistas; Juliane dos Santos, e coordenadora municipal de Educação Especial do município de Barra Velha, Márcia Aparecida Rodrigues.

As participantes contaram sobre a experiência de atuar na educação inclusiva, das dificuldades enfrentadas no sistema de educação brasileiro devido à falta do cumprimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência na íntegra no país, além de casos exitosos que acontecem pelo comprometimento dos profissionais na área de educação especializada. Todas frisaram a importância de enxergar a pessoa com deficiência além de um aluno com diferentes graus de dificuldade.

“Temos de enxergar que nossos alunos tem sentimentos e desejos antes de tudo, que eles são pessoas como qualquer uma, e que não são diferentes por terem mais ou menos dificuldades do que outros”, ponderou Tatiane. 

Para a tutora Dilcicléia, o seminário expôs a complexidade que abrange a educação inclusiva, mostrando vários caminhos que o pedagogo pode seguir e fazer para transformar a educação em um sistema inclusivo, de aprendizado e respeito às diferenças. 

No final do evento, as participantes foram homenageadas pelos acadêmicos da turma com uma camisa do tema "Todos juntos por uma Educação Inclusiva" e com flores. 

 

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar