Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO E PÓS (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 3025-5077
LIGUE PARA MIM

Notícias

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo: Qual escolher?

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo: Qual escolher?
30/03/2020

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo: Qual escolher?

 

Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo formam os três tipos de curso de nível superior no Brasil. Ao se graduar em qualquer um deles, você pode prestar concursos públicos e fazer uma pós-graduação.

Mas qual é a diferença entre eles? Conheça as características de cada modalidade!

 

Duração de cada curso

 

Enquanto o bacharelado e licenciatura tem duração mais similar, o curso de tecnologia costuma ser mais curto. Na Aupex/Uniasselvi os cursos têm a seguinte duração: 

 

Bacharelado:  entre 3,5 a 5 anos.

* Exceto Educação Física para Licenciados: duração de 1 ano. 

 

Licenciatura: 4 anos

* Exceto Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura: duração de 1 a 1,5 anos. 

 

Tecnólogo:  entre 2,5 a 3 anos

 

Qual é o tipo de graduação mais procurado?

 

Apesar de o MEC não dispor dessa estatística, os cursos superiores tecnólogos tem se mostrado os queridinhos dos brasileiros. Um levantamento do MEC mostrou que houve um aumento de mais de 60% por esta modalidade nos últimos anos. O motivo se deve, principalmente, pela menor duração do curso e consequentemente maior rapidez de ingresso na vida profissional. 

 

Tecnólogo não é apenas uma graduação mais rápida, a diferença é o direcionamento!

 

O administrador e professor da Aupex Uniasselvi do curso de bacharel de Administração e de cursos de tecnologia, Luiz Sagë, destaca que os tecnólogos se caracterizam como um curso condensado, focados em uma área específica do conhecimento. “Ou seja, permitem um aprendizado dinâmico, principalmente, quando o professor alia a teoria com a prática, uma das importantes variáveis”, justifica. 

Para Sagë, o diferencial é que os tecnólogos contemplam num curto espaço de tempo disciplinas que serão usadas no cotidiano profissional, isto é, voltadas ao mercado de trabalho. 

Destacamos cursos como Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Logística, Gestão em Recursos Humanos, Investigação Forense e Perícia Criminal entre outros.

 

Curso de Bacharelado

 

Pela duração mais longa, o bacharelado oferece uma formação mais abrangente e prepara o estudante nas diversas áreas relacionadas à profissão. “É uma graduação completa com todas as disciplinas que serão utilizadas no universo corporativo. O curso pode motivar o empreendedorismo, a pesquisa e extensão, que são a base para o crescimento não só dos acadêmicos, mas para a sociedade como um todo”, descreve Sagë. 

Destacamos cursos como Administração, Educação Física, Engenharias, Ciências Contábeis, Farmácia, Nutrição, entre outros. 

 

Curso de Licenciatura

 

O número de vagas de emprego e demanda de professores é constante em nosso país. Por isso, esta modalidade de graduação oferece grande taxa de empregabilidade e formação de carreira, sendo voltada à formação de professores da educação básica (ensino fundamental e médio). A grade curricular da licenciatura inclui as disciplinas pedagógicas, voltadas para a prática docente. 

Apenas licenciados podem atuar na educação básica, destinada a crianças, adolescentes ou no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Bacharéis e Tecnólogos podem atuar como docentes, junto aos licenciados, apenas como professor de nível superior. 

Destacamos cursos de Pedagogia, Artes Visuais, Informática, Libras, Educação Física, Educação Especial, entre outros. 

 

Cursos de tecnologia são diferentes de cursos técnicos

 

Os cursos de tecnologia são cursos de nível superior que formam profissionais para atender áreas específicas do mercado de trabalho. 

 

Já os cursos técnicos são cursos que formam profissional de nível médio, podendo ser realizado de forma concomitante ou posterior ao ensino médio voltado em diversas atividades do setor produtivo. 

 

Escolheu um dos tipos de graduação?

 

Agora que você já sabe o que cada modalidade contempla, é hora de garantir sua vaga, em um dos cursos da Aupex/Uniasselvi. Nossos cursos são no formato EAD, a que mais cresce no mundo, sendo que o aluno tem aula presencial apenas uma vez por semana, com tutor em sala de aula, apostilas, acesso ao portal AVA, 0800 e ferramentas virtuais de apoio pedagógico. 

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar