Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO E PÓS (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 3025-5077
LIGUE PARA MIM

Notícias

Soft e Hard Skills: você sabe o que é?

Soft e Hard Skills: você sabe o que é?
22/07/2020

Soft e Hard Skills: você sabe o que é?

 

Você pode até não saber, mas com certeza possui!

Trata-se de habilidades comportamentais e técnicas que são fundamentais para fazer parte do mercado de trabalho. Em tradução livre Soft Skills significa “habilidades leves” e Hard Skills significa “habilidades duras”.

E essas duas habilidades são consideradas as principais para os recrutadores, pois eles olham o que tem no seu currículo (hard skills) e se este for atrativo, vão para a segunda etapa de análise (soft skills). Sendo assim, você precisa ter essas habilidades bem desenvolvidas.

 

 

Hard Skills

 

As Hard Skills ou habilidades técnicas, não mudam com o tempo, elas são estáveis e ensináveis em treinamentos. São habilidades que você aprende na faculdade, em cursos, no trabalho, estão relacionadas à mão de obra qualificada. São habilidades que você aprende e não esquece de um trabalho para o outro, por exemplo, talvez apenas se adapte as necessidades do novo trabalho.

 

Soft Skills

 

As Soft Skills ou habilidades comportamentais mudam com o tempo e a situação. Elas não são estáveis como as hard skills. Trata-se de habilidades nos relacionamentos interpessoais. São habilidades sociais que abrangem a capacidade de se comunicar, ter respeito e empatia.

Podemos inclusive afirmar que são habilidades subjetivas, pois variam muito de um perfil para o outro e da situação em que a pessoa se encontra. Sob pressão, por exemplo, cada pessoa reage de uma forma, uns com tranquilidade e outros com agressividade, por isso os recrutadores realizam muitos processos seletivos, justamente para avaliar o comportamento diante de várias situações.

 

Exemplos de hard skills e soft skills

 

Veja a relação de exemplos a seguir e perceba quantas delas você tem desenvolvida e quantas precisa aperfeiçoar:

 

Hard Skills

  • Formação educacional;
  • Conhecimento em informática e uso de ferramentas tecnológicas;
  • Gestão estratégica.

Soft Skills

  • Comunicação;
  • Criatividade;
  • Liderança.

 

Habilidades e carreira

 

Uma pessoa com boas combinações entre hard e soft skills despertará a atenção dos recrutadores. Não adianta ter apenas uma delas desenvolvida, deve-se buscar sempre um equilíbrio entre as duas, pois ambas são fundamentais para se atuar no mercado de trabalho.

Por isso, identifique as habilidades que precisa melhorar e as desenvolva que suas chances de sucesso serão muito maiores.

Comentários

Deixe seu Comentário


Voltar