Semipresencial
Acesso do Aluno Início
GRADUAÇÃO E PÓS (47) 3025-5077
WHATSAPP (47) 3025-5077

Perguntas Frequentes

DOS ACADÊMICOS

1. Não consegui participar dos encontros virtuais. Vou ganhar falta?
R: Não. Os encontros virtuais não são de presença obrigatória para os acadêmicos, mas procure não perder a oportunidade de ter o encontro com seu tutor na sala virtual. Assim como nos encontros presenciais, também nos encontros virtuais você receberá as orientações a respeito do conteúdo e pode tirar suas dúvidas.

2. Não estou ouvindo o tutor, e agora?
R: Inicialmente teste seus equipamentos e verifique se tudo está ligado e funcionando. Caso permaneça o problema e você tenha alguma dúvida, você poderá interagir com o tutor via Chat em tempo real. Informe o tutor que você não está ouvindo, assim ele lhe responderá também pelo Chat. Lembre-se: você pode também enviar sua dúvida pelos canais de atendimento da UNIASSELVI.

3. Minha Internet é lenta/não tenho Internet em casa. Posso ir ao polo?
R: A recomendação da OMS é que se evite a circulação em espaços públicos, porém, caso o polo esteja aberto, você pode comparecer no polo e utilizar os computadores do laboratório de informática. Lembre-se que a maioria dos polos estão fechados por determinação legal.

4. Posso acessar a sala para o encontro virtual pelo celular?
R: Sim. A tela de plantão é responsiva, ou seja, adapta-se ao computador, tablet e celular.

5. Como faço para acessar os encontros virtuais?
R: Os encontros virtuais são acessados no mesmo local onde você acessa o plantão das disciplinas. A ferramenta é a mesma. No entanto, disponibilizamos no seu AVA o tutorial que lhe ajudará no acesso.]

6. Como serão as avaliações?
R: As avaliações serão todas Online.
Avaliação 1 – 10 perguntas objetivas da Unidade 1
Avaliação 2 – 10 perguntas objetivas da Unidade 2
Avaliação final – 10 perguntas objetivas + 2 dissertativas sobre todo o conteúdo.

7. Onde acesso às avaliações?
R: As avaliações estão disponíveis em: Acadêmico >> Notas e Avaliações.

8. As avaliações serão com consulta, inclusive a avaliação final?
R: Você pode fazer pesquisa no livro da disciplina e no material da trilha para responder as questões das avaliações. Temos a certeza de que esta pesquisa no seu material será um momento importante para você aprender ainda mais os conteúdos. Segue algumas dicas:
  • Leia atentamente a pergunta.
  • Procure no seu livro o conteúdo da pergunta.
  • Leia atentamente o tema. Procure entender o que diz.
  • Responda à pergunta.
  • Para as perguntas dissertativas, siga os passos acima. Além disto, organize o que você entendeu sobre o conteúdo da pergunta e escreva (digite). Leia antes de enviar para verificar se o texto ficou coerente.
9. No caso do acadêmico formando, os procedimentos para colação de grau/formatura serão mantidos?R: Por recomendação da OMS e determinação dos governos federal e estadual não é permitida a realização de eventos. Em casos excepcionais especialmente neste período, a Colação de Grau pode acontecer por Portaria, desde que a situação assim o permita.

DOS TUTORES EXTERNOS

1 Minha internet é lenta e não consegui entrar na sala Professor de Plantão. O que fazer?
R A alternativa que temos neste momento é o encontro virtual. Esta alternativa está amparada pelas determinações do MEC. Desta forma, você deve encontrar uma possibilidade de conectar e entrar na sala virtual. Caso você tenha esgotado todas as possibilidades, deve entrar em contato com a coordenadora dos tutores externos através do e-mail daiane.krieser@uniasselvi.com.br para relatar todas as alternativas que você buscou. 

2 Meu login e senha não funcionaram. Como proceder?
R Seu login e senha são os mesmos utilizados para o acesso ao seu Ambiente Virtual de Tutor. 

3 Não tenho câmera no meu computador. E agora?
R Não tem problema. Você poderá executar o plantão usando somente o áudio. Mesmo que o acadêmico não o veja, ele vai ouvi-lo. 

4 Meus acadêmicos não estão me ouvindo. Como proceder?
R Primeiramente, teste seus equipamentos e verifique se tudo está ligado e funcionando. Solicite que eles façam a mesma coisa com seus equipamentos. Caso permaneça o problema, você poderá interagir com os acadêmicos via Chat em tempo real. 

5 Minha internet é lenta/Não tenho internet em casa. Posso ir ao polo?
R A recomendação da OMS é que se evite a circulação em espaços públicos, porém, caso o polo esteja aberto, você pode comparecer no polo e utilizar os computadores do laboratório de informática. Lembre-se que a maioria dos polos estão fechados por determinação legal. 

6 E se nenhum acadêmico estiver Online?
R Mesmo que nenhum acadêmico esteja Online, você deverá permanecer na sala de plantão, pois, assim como nos encontros presenciais, sua presença é obrigatória. Como educadores que somos, devemos aproveitar o momento para verificar o motivo da falta de interesse dos acadêmicos desta turma. É nossa responsabilidade motivar os acadêmicos para a participação nos encontros pois sabemos que os acadêmicos que participam dos encontros têm maior sucesso na sua aprendizagem. 

7 Como posso preparar os encontros virtuais?
R Você fará o planejamento do encontro virtual da mesma forma como o faz nos encontros presenciais. Veja o webinar do dia 16 de março onde foram apresentadas todas as orientações. Explore a ferramenta. Conheça todas as possibilidades de interação. Você pode utilizar arquivo em ppt, mas também pode discorrer sobre o assunto como o faz nos encontros presenciais. Se você é tutor de turma Flex, pode utilizar o encontro para sanar as dúvidas dos acadêmicos ou fazer os encaminhamentos destas dúvidas. Pode também aproveitar para orientar seus acadêmicos no que diz respeito a Prática/Seminário Interdisciplinar, estágio, TCC...

SOBRE ESTÁGIO E TCC DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

1 Como serão realizados os estágios do Curso de Serviço Social?
R O acadêmico de SES terá o estágio adiado de acordo com a Portaria nº 343 de 17 de março de 2020. Os estágios serão realizado tão logo as determinações dos órgãos competentes assim o permitir.

2 Como vai acontecer a disciplina do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Serviço Social?
R O desenvolvimento da primeira parte do projeto de pesquisa do TCC (Discussão do tema, problematização e contextualização), continua igual, não muda nada. O desenvolvimento da segunda parte do projeto de pesquisa do TCC (Objetivo geral e específicos, Metodologia da pesquisa) continua igual, não muda nada. A Avaliação final do projeto de pesquisa do TCC ( desenvolvimento do Projeto completo com a Fundamentação Teórica) continua igual, não muda nada. Todos estes trabalhos devem ser postados em produção acadêmica, para ser avaliado pelo tutor da turma. A Socialização do projeto de pesquisa do TCC será realizada de forma Online, respondendo questões relativas ao desenvolvimento das atividades da disciplina. As atividades devem ser realizadas dentro do prazo do cronograma da disciplina, conforme cada atividade a ser realizada.

3 Como ocorrerá a disciplina do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Serviço Social?
R O desenvolvimento da primeira parte da Monografia (introdução, discussão do tema, problematização, contextualização, objetivos e metodologia) continua igual, não muda nada. O desenvolvimento da segunda parte da Monografia (análise dos dados da pesquisa - apresentação, análise e resultados dos dados - e conclusões, continua igual, não muda nada. O desenvolvimento da Monografia Pronta, continua igual, não muda nada. Estes trabalhos devem ser postados em produção acadêmica, para serem avaliados pelo tutor da turma. As atividades devem ser realizadas dentro do prazo do cronograma da disciplina, conforme cada atividade a ser realizada.

4 Como ocorrerá a questão da Defesa Pública da Banca Examinadora do TCC do Curso de Serviço Social?
R A monografia pronta e liberada para banca deve ser encaminhada, via e-mail, para o seu tutor dentro do prazo do cronograma da disciplina. O seu tutor tem a responsabilidade de encaminhar o seu TCC, para o e-mail dos avaliadores da banca. Utilize seu celular para gravar um vídeo da sua defesa do TCC em sua casa. Encaminhe a gravação para o seu tutor. O seu tutor tem a responsabilidade de encaminhar o vídeo de defesa do seu TCC para o e-mail dos avaliadores da banca. A atividade deve ser realizada dentro do prazo do cronograma da disciplina.

SOBRE ACADÊMICOS PCD

1 Como ficarão as avaliações do deficiente auditivo?
R Serão disponibilizadas todas as avaliações Online

2 O que o deficiente auditivo deve fazer se encontrar dificuldades na interpretação de alguma questão?
R Deverá entrar em contato com o seu intérprete que estará em trabalho Home Office.

3 Como acontecem os encontros virtuais com o deficiente auditivo?
R O tutor grava o encontro virtual (a ferramenta permite a gravação) e envia a gravação para o intérprete que, após ver e ouvir a gravação, envia as orientações ao acadêmico através de Skype ou WattsApp ou e-mail.

4 Como acontecem os encontros com o deficiente visual?
R A ferramenta plantão, mesmo sendo ao vivo, o aluno irá ouvir e estudar em casa.

5 E as avaliações para o deficiente visual?
R As avaliações serão enviadas em txt para o e-mail do tutor externo que, por sua vez, enviará ao acadêmico para que realize a avaliação. O acadêmico devolve ao tutor externo que realizará a correção e postagem da nota no sistema. Para acadêmico Flex o tutor deverá encaminhar a nota via Canal Notas. 

6 O que o deficiente visual deve fazer se encontrar dificuldades na interpretação de alguma questão?
R Deverá entrar em contato com o seu intérprete que estará em trabalho Home Office.

7 Como ficam a trilhas de aprendizagem para o deficiente visual?
R Todas as páginas das trilhas interativas são legíveis e navegáveis pelo teclado e compatíveis com leitores de tela.

SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS DE TODOS OS CURSOS

1 Como devo realizar as atividades práticas dos cursos?
R De acordo com PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020, as práticas em ambientes profissionais e em laboratórios físicos serão realizadas no retorno das atividades presenciais. No entanto, para os cursos que utilizam as práticas realizadas em laboratório virtual continuam sendo ofertadas da mesma forma no seu AVA.

2 Como ficam os prazos para realizar estas atividades práticas virtuais?
R Os prazos para realização de todas as atividades acadêmicas estão indicados no cronograma da disciplina, acessível do seu AVA. 

3 Como serão realizadas as avaliações das disciplinas práticas?
R Todas as avaliações serão realizadas Online.

SOBRE O UNIEDU

1 Como ficam os prazos para bolsas de pesquisa e extensão do UNIEDU (Alunos de Santa Catarina)?
R Todos os prazos serão readequados para melhor atender os acadêmicos. Fique atento aos nossos canais de comunicação. 

2 Como ficam as Bolsas de Graduação do Santander ou processos de Intercâmbio?
R Todos os processos estão mantidos, visto que as datas para finalizar ambos os programas, Bolsas de Graduação e Intercâmbio, os resultados devem sair somente no mês de maio.

SOBRE ESTÁGIO NAS LICENCIATURAS

1 As atividades da disciplina de Estágio nas licenciaturas terão alguma alteração enquanto as escolas estiverem fechadas devido a situação da pandemia?
R As atividades estarão mantidas conforme as Diretrizes de Estágio de cada curso, mas o acadêmico deverá aguardar a normalização das atividades nas escolas para realizar as atividades práticas que serão realizadas in loco. A PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020, suspende as atividades de estágio por 30 dias. 

2 Já fiz contato com o campo de estágio (escola). Vou poder realizar o estágio nessa mesma escola quando normalizar o seu funcionamento, após a paralização em função da pandemia?
R Muito provavelmente sim. É importante, quando normalizar as atividades na escola escolhida, entrar em contato com o responsável para averiguar a possibilidade de reiniciar seu estágio.

3 Se o acadêmico já realizou algumas horas aula de observação no campo de estágio (escola), mas não completou a carga horária total dessa atividade por conta da paralização em função da pandemia, ele precisa aguardar para completar a carga horária de observação ou pode finalizar o relatório de observação?
R É necessário aguardar para finalizar toda a carga horária de observação no campo de estágio (escola) para apresentar o relatório completo de observação.

4 Se o acadêmico já realizou algumas horas aula de regência no campo de estágio (escola), mas não completou a carga horária total dessa atividade por conta da paralização em função da pandemia, ele precisa aguardar para completar a carga horária de regência ou pode finalizar o paper?
R É necessário aguardar para finalizar toda a carga horária de regência no campo de estágio (escola) para apresentar o paper completo.

5 Quais são as atividades o acadêmico poderá realizar enquanto não tiver autorização para ir a campo (escola)?
R O acadêmico poderá realizar todas as atividades de preparação e desenvolvimento que compreendem a leitura das diretrizes de estágio, leitura da trilha de aprendizagem da disciplina de estágio e as atividades escritas como: projeto de estágio, plano de aula, projeto de intervenção, roteiro de entrevista e a pesquisa bibliográfica.

6 Quem auxiliará as atividades escritas na disciplina de estágio?
R O tutor externo auxiliará por meio da ferramenta plantão no dia do encontro virtual, bem como a tutoria interna e docente da disciplina via Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

7 Se o acadêmico já fez toda a carga horária de observação no campo de estágio (escola), mas não realizou a regência, quais etapas ele precisa postar e ou entregar?
R O acadêmico entregará (modelo semipresencial) para o tutor externo e/ou postará (modelo flex) no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA somente as etapas que estão completas, conforme orientação nas Diretrizes de Estágio de seu curso. 

8 Qual é o processo de postagem das etapas para acadêmico de turma flex?
R O acadêmico de turma flex deverá postar as etapas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. 

9 Qual é o processo de entrega das etapas para acadêmico de turma semipresencial?
R O acadêmico de turma semipresencial deverá entregar as etapas para o tutor externo da sua turma via e-mail ou ferramenta contato no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. 

SOBRE DISCIPLINAS DE PROJETO ENSINO, TG E TCC

1 Quais atividades o acadêmico poderá realizar nas disciplinas de Projeto de Ensino, TG e TCC?
R O acadêmico poderá realizar todas as atividades e etapas dessas disciplinas.

2 Quem auxiliará as atividades nas disciplinas de Projeto de Ensino, TC e TCC?
R O tutor externo auxiliará por meio da ferramenta plantão no dia do encontro virtual, bem como a tutoria interna e docente da disciplina via Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.


3 Como ocorrerá a etapa da socialização para a turma semipresencial nas disciplinas de Projeto de Ensino, TG e TCC (exceto para o curso de Serviço Social)?
R O acadêmico de turma semipresencial deverá elaborar uma apresentação em power-point e encaminhará para o tutor externo da sua turma via e-mail ou ferramenta contato no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. 

4 Qual é o processo de postagem das etapas das disciplinas de Projeto de Ensino, TCC e TG para o acadêmico de turma flex,?
R O acadêmico de turma flex deverá postar as etapas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

5 Qual é o processo de entrega das etapas das disciplinas de Projeto de Ensino, TG e TCC para acadêmico de turma semipresencial?
R O acadêmico de turma semipresencial deverá entregar as etapas para o tutor externo da sua turma via e-mail ou ferramenta contato no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

SOBRE AS DISCIPLINAS DE PRÁTICA INTERDISCIPLINAR E SEMINÁRIO DA PRÁTICA

1 Quais atividades o acadêmico poderá realizar nas disciplinas de Prática Interdisciplinar e Seminário da Prática?
R O acadêmico poderá realizar todas as atividades e etapas dessas disciplinas conforme consta no Cronograma.

2 Quem auxiliará as atividades nas disciplinas de Prática Interdisciplinar e Seminário da Prática?
R O tutor externo auxiliará por meio da ferramenta plantão no dia do encontro virtual, bem como a tutoria interna e docente da disciplina via Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

3 Como ocorrerá a etapa da socialização para a turma semipresencial nas disciplinas de Prática Interdisciplinar e Seminário da Prática?
R O acadêmico de turma semipresencial deverá elaborar uma apresentação em power-point e encaminhará para o tutor externo da sua turma via e-mail ou ferramenta contato no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

4 Qual é o processo de postagem das etapas das disciplinas de Prática Interdisciplinar e Seminário da Prática para o acadêmico de turma flex?
R O acadêmico de turma flex deverá postar as etapas no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

5 Qual é o processo de entrega das etapas das disciplinas de Prática Interdisciplinar e Seminário da Prática para o acadêmico de turma semipresencial?
R O acadêmico de turma semipresencial deverá entregar as etapas para o tutor externo da sua turma via e-mail ou ferramenta contato no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.