fbpx

Cyberbullying: O bullyng na internet

Você já foi insultado, difamado ou hostilizado através da internet ou por outras tecnologias relacionadas? Se a resposta é positiva, você pode até não saber, mas, você já foi uma vítima do cyberbullying, o bullyng praticado na internet.

Diferente do bullying, em que a prática consiste na agressão psicológica e, até, por ataques físicos, o cyberbullying é feito no espaço virtual, por pessoas que ainda podem atacar de maneira anônima, através de e-mails, torpedos e mensagens caluniosas para blogs e sites, principalmente, os de redes sociais.

Não é difícil encontrar exemplos de cyberbullying. Provavelmente, você já deve ter tido conhecimento de brigas que foram marcadas pela internet por indivíduo ou grupos que hostiliza(m) quem ele(s) considera(m) seu(s) adversário(s), alunos e professores humilhados e expostos por pessoas da mesma escola, insultos entre profissionais, artistas e até empresas concorrentes, adversários políticos, adversários desportistas e brigas amorosas.

O cyberbullying também abrange pessoas que tiveram seus dados pessoais divulgados amplamente ou que tiveram seus nomes publicados em materiais que o difamaram, assediaram ou ridicularizaram-no.

Os psicólogos alertam que o cyberbullying é tão prejudicial quanto o bullying “tradicional” e pode, inclusive, levar a vítima à tentativa de suicídio. A explicação é que, com a internet, o insulto pode se multiplicar e ser compartilhado rapidamente, expondo o caso, universalmente, em questão de minutos.


Como pode acontecer o bullying na internet

1 – Ideia

Alguém resolve falar mal de outra pessoa, apelidá-la de algum nome ofensivo, divulgar alguma coisa que a exponha humilhantemente ou inventar uma mentira a respeito dela.

2 – Divulgar

Por maldade, o cyberbully divulga o fato nas redes, que, provavelmente pode ser expandida rapidamente pelos internautas. O praticante do ato pode pedir apoio para que adversários da vítima também ajudem a multiplicar a notícia.

3 – Repercussão

As pessoas começam a curtir, comentar e passar adiante o fato. A informação já está fora do controle de quem a postou.

4 – Consequências

 

A vítima toma conhecimento do caso e se sente humilhada. Em muitos casos, a vergonha e a humilhação são tão intensas, que ela pode ficar traumatizada para o resto da vida.

 

 

 

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?