fbpx

Aluna de Serviço Social apresenta TCC sobre o Conselho de Direito que ajudou a implantar

Após fazer serviço voluntário por muitos anos é que Magali Pabst teve a certeza de optar em se matricular no curso de Bacharelado de Serviço Social. “Iniciei a faculdade motivada pela fé em Deus e isso foi a minha maior motivação”, alega. Recentemente, a acadêmica apresentou seu TCC,  cujo tema foi “O papel do Assistente Social na implantação e implementação dos Conselhos de Direitos”.

Para Magali houve dois fatores importantes que ajudaram-na a escolher o tema do TCC. “O primeiro foi o fato de ter participado na implementação do Conselho Municipal do Idoso em Balneário Barra do Sul, o qual foi meu projeto de intervenção”, descreve. Quanto ao segundo fator, ela continua: “Uma das inquietações desde o início da faculdade era ver a necessidade do assistente social estar nas duas pontas. Isto é, atender o usuário, fazer o devido encaminhamento e participar junto ao Poder Público, trazendo sugestões, fiscalizando as políticas públicas, para assim dar melhor resposta ao usuário”, destaca.

Com isso, Magali se torna um exemplo de que uma das dicas de tema para o TCC é fazer sobre um assunto que seja familiar ao acadêmico. A aluna fez sobre um Conselho, do qual participou, e que considerou uma ótima experiência. Além de escolher um tema que seja mais íntimo e de gosto do estudante, outra sugestão é fazer sobre uma questão que inquieta o acadêmico. “O TCC tem de ter um problema bem delimitado, um bom orientador, o esforço do aluno para pesquisar e escrever e a apresentação de uma conclusão sobre o objeto ao qual o trabalho se propôs “, resume a diretora da Aupex, doutora em Filosofia, Carin Hoegen.

Para a futura assistente social Magali, a experiência de participar na implantação do Conselho a fez entender quão importante é fazer parte de um Conselho de Direito, por serem espaços de interlocução entre a sociedade civil e o governo. “Os Conselhos são espaços onde a sociedade civil pode fiscalizar a gestão das políticas públicas, acompanhar e aprovar orçamentos, fiscalizar os gastos públicos, sugerir novas ações, e outros”, lembra Magali.

A acadêmica aposta muito na função dos assistentes sociais por serem capacitados para a implantação e implementação dos conselhos, pela bagagem teórica e pelo conhecimento da realidade de muitas expressões das questões sociais. “Pretendo usar minha profissão para defender e garantir os direitos da população explorada e excluída, e trabalhar para emancipação desses sujeitos”. Ela sugere que as pessoas busquem participar nos espaços públicos como cidadãos de direito para construção de um país mais justo e igualitário.

Faça como a Magali. Matricule-se no curso de graduação de Serviço Social. “O material é muito rico e as tutoras contribuíram muito para que houvesse um bom aproveitamento. A Aupex me proporcionou uma realização pessoal e juntamente com as tutoras me fez acreditar que seria capaz”, depõe.

O curso de Graduação a distância de Serviço Social da Uniasselvi foi reconhecido com nota quatro, a maior nota de avaliação concedida pelo MEC aos cursos. As matrículas seguem até dia 20 de junho. 

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?