fbpx

Professor de Educação Física da Aupex faz convite à busca pelo bem-estar

"Não há como dissociar a atividade física do bem-estar e consequentemente da saúde pois o comportamento do corpo gera o comportamento do cérebro que, por sua vez, pode trabalhar a nosso favor ou contra nós", afirma um dos professores da faculdade de Educação Física Licenciatura/ Bacharelado da Aupex/Uniasselvi, Ademar Schlogl. O educador físico destaca ainda que não é necessário exageros, "nem de tornar complexo demais a práticade exercícios físicos, há que se buscar realizar atividades físicas de forma natural, de preferência, de forma que dê prazer, pois assim o efeito será qualificativamente melhor". Visando a importância de se ter uma vida saudável pedimos ao nosso tutor informações sobre como podemos nos preparar para alcançar o equilíbrio e o bem-estar. Eis o texto:

"Seria um tanto mais fácil se adquiríssemos algo ou uma forma de que tudo o que ingeríssemos não nos fizesse mal, de que nossa vida sedentária pudesse ser tratada com uma simples pílula, de que nosso estresse cotidiano fosse diluído numa única noite de sono. O fato é que ainda não chegamos tão longe. Dependemos do nosso corpo para realizar tudo isso, se nosso carro precisa ser trocado porque está dando problemas, nosso smartphone precisa ser atualizado ou trocado constantemente, não podemos fazer o mesmo com o nosso corpo, pois vem dele a principal energia, o combustível das nossas grandes e pequenas realizações cotidianas.

Como podemos então fazer a manutenção deste indispensável e complexo aparelho? Indiscutivelmente o nosso bem estar está diretamente relacionado com as questões relacionadas ao nosso corpo, afinal o cérebro ainda mora nele. A atividade física, de forma regular, tem demonstrado ao longo do tempo ser benéfica e eficaz na manutenção do bem estar e saúde do corpo, incluindo nosso cérebro, já que por muitas vezes há um equívoco em tratar de um assunto sem levar o outro em consideração. Podemos afirmar que a prática de atividades físicas regularmente tem impulsionado uma melhor qualidade de vida e também melhor capacidade para realizar diferentes trabalhos.

Para manter o corpo saudável uma combinação importante é indispensável, a prática de atividade física, uma boa alimentação e manter o sono em dia. Criar o hábito de praticar atividades físicas de forma regular por meio da mudança de atitudes é o grande desafio na era em que vivemos. A prática de atividades físicas e a manutenção de exercícios diários fazem efeito direta e indiretamente no bem estar, qualidade de vida e saúde do ser humano.

As principais atividades físicas desenvolvidas envolvem o movimento, a musculatura e gasto energético e são muito mais simples do que imaginamos .Entre elas estão: andar, correr, saltar, nadar, subir, descer, andar de bicicleta,patins, skate, etc. São tantas que há um estilo próprio para cada pessoa, o que não justifica que não pratiquemos atividades físicas. É relevante destacar que para melhorar o efeito da prática de exercícios físicos deve ser de forma consciente e planejada, pois isso traz a informação para o cérebro que irá aproveitar muito mais cada movimento.

É preciso muito pouco para iniciar uma prática de vida saudável relacionada ao corpo, ao bem estar e a saúde.Imagine um escada com muitos degraus, suba um degrau de cada vez. A caminhada só começa quando houver ação.

Então vamos lá, mexa-se!

Os principais benefícios da atividade física para o ser humano:

Melhora a condição física;

Melhora o tônus muscular;

Melhora a postura;

Combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura;

Aumenta a disposição;

Aumenta a produtividade;

Melhora a flexibilidade e elasticidade;

Melhora a qualidade de vida e aumenta a expectativa;

Fortalece o sistema imunológico;

Reduz o mal colesterol;

Melhora a autoestima;

Melhora a condição respiratória e cardiovascular, entre outras" .

 

Texto de Ademar Schlögl, tutor do curso Licenciatura em Educação Física. Conheça mais sobre nosso curso superior. Bacharelado (clique aqui) e Licenciatura (clique aqui) 

Notícias Relacionadas

Área do Aluno

Você é aluno de qual modalidade?