A Pandemia Mundial de Coronavírus deixou milhões de pessoas desempregadas no mundo inteiro, o que infelizmente, ainda pode ser uma crescente.
Por outro lado, após meses estacionado, o mercado busca desesperadamente formas de reagir e se manter vivo, pois a crise já passou muito dos 30 dias imaginados no início, e, ao que tudo indica, não há previsão de retomadas.
Os caminhos agora são: Adaptação e Reinvenção!
Uma coisa é fato, você precisa estar preparado, pois a economia vai voltar a aquecer e o mercado de trabalho estará sedento por profissionais qualificados.
Diante disso tudo, resolvemos deixar aqui algumas dicas para você se recolocar no mercado de trabalho após uma crise.
Você deve encarar a pausa forçada da pandemia como um momento para preparação e aperfeiçoamento de conhecimentos e habilidades.
Agora, mais do que nunca, existem infinitas opções de cursos online, até mesmo gratuitos. Invista em Tecnólogo, Graduação, Pós-Graduação ou MBA. Em outro artigo já falamos sobre a diferença de cada tipo de curso ( https://aupex.com.br/noticias/bacharelado-licenciatura-e-tecnologo-qual-escolher-1594 ), além disso, a AUPEX Uniasselvi tem várias opções em cada uma dessas categorias.
Mantenha o seu currículo atualizado. Destaque-o não apenas pelo conteúdo, mas também pela parte visual. Esses dias escrevemos um artigo sobre como montar um currículo atrativo ( https://aupex.com.br/noticias/como-criar-um-curriculo-de-destaque-1613 ), se você ainda não conferiu, vale a pena a leitura. De qualquer forma a dica é: seja objetivo e claro ao colocar sua trajetória no papel.
O LinkedIn é uma ótima rede social para criar um bom network e deixar seu lado profissional na “vitrine” do mercado de trabalho. A rede social permite que você crie seu perfil profissional e ainda ganhe recomendações sobre suas qualificações. Outro ponto positivo é que a rede possui uma ferramenta que permite você criar alertas de vagas de acordo com o perfil que deseja: cargo, localidade, salário e etc.
Além do LinkedIn, várias redes sociais divulgam diariamente uma série de vagas. Você deve sempre ficar de olho e o principal, ser ativo nas redes, pois “quem não é visto não é lembrado”, mas é importante dizer que você deve ser visto e lembrado por coisas positivas. Mostre um pouco de você e da sua profissão.
A nova fase que a pandemia trouxe fez muitas empresas e pessoas mudarem suas rotinas e formas de trabalhar. Competências como “adaptabilidade”, que eram consideradas as características dos profissionais do futuro, agora estão em alta. O futuro chegou!
O momento que estamos atravessando é diferente, desconhecido e incerto, por isso, esteja aberto a novos desafios como trabalhos temporários, freelancer e outras áreas fora da sua área de atuação. Você pode acabar descobrindo algo sensacional que o fará mudar de vida para uma vida ainda melhor!
Lembre-se que é melhor estar atuando em algo, mantendo seu cérebro em funcionamento e desenvolvendo suas habilidades, do que ficar parado esperando por algo que pode demorar a chegar ou que não seja tão “do seu jeito” assim. Busque formas de manter-se ativo, isso vale para todas as áreas da vida!