O marketing e as estratégias digitais ocupam um espaço cada vez mais importante no planejamento estratégico de uma empresa. Hoje, a internet é o principal meio pelo qual pessoas se informam, tomam conhecimento de problemas e encontram as possíveis soluções para suas dores.
Por isso, há uma forte tendência de crescimento na procura por profissionais capacitados para gerir o planejamento de marketing e atuar na coordenação de equipes, o que deve se intensificar cada vez mais.
Assim como uma boa gestão financeira e de vendas, o marketing é fundamental para o sucesso de um negócio. Com a evolução da tecnologia e a mudança recente na forma como consumidores pesquisam produtos e interagem com empresas, a administração de marketing ganhou ainda mais importância para o impulsionamento das vendas.
Para além das vendas, a administração de marketing cumpre outras funções importantes, e os profissionais com capacitação na área são cada vez mais requisitados no mercado.
O que é administração de marketing?
Enquanto publicitários e designers se dedicam principalmente à criação e alinhamento de conceitos, valores, conteúdos e peças de divulgação, a administração de marketing lida com outras etapas importantes desse processo.
Antes de trabalhar os conceitos e a criação das peças publicitárias, é preciso que a equipe de administração de marketing tenha planejado as ações e estratégias, tomando como base dados e resultados obtidos anteriormente, o que envolve muito mais do que a criação.
Podemos dizer, portanto, que a administração de marketing é responsável pelo planejamento das estratégias e ações de marketing em todas as suas etapas. Ou seja, antes da criação dos conteúdos publicitários, é preciso entender qual é o perfil dos consumidores do negócio em questão, quais novas ações devem ser colocadas em prática, quais devem ser descontinuadas, qual a melhor forma de apresentação dos produtos e serviços, etc.
Posteriormente à venda, ainda é necessário mensurar e avaliar resultados para garantir a eficiência do relacionamento pós-venda.
Assim, ressaltamos ainda que o trabalho da administração de marketing não se resume ao relacionamento entre empresa e clientes. As estratégias e ações planejadas também devem visar a otimização de resultados e do relacionamento com stakeholders e público em geral.
O que esperar da formação?
Não existe um curso específico de administração em marketing. Desse modo, os profissionais que atuam nos processos de planejamento das estratégias e ações de marketing, normalmente, vêm dos cursos de Marketing Digital, Publicidade e Propaganda, Administração, entre outras formações. Sugere-se que o profissional tenha formação contínua e especialização para continuar se aperfeiçoando e se atualizando no mercado digital, sempre muito dinâmico.
Independente do caminho , a formação de quem trabalha com administração em marketing é uma trajetória mais analítica que criativa: são profissionais com facilidade em identificar os desejos e necessidades do público da empresa e com visão aguçada para avaliações de médio e longo prazo visando a adaptação às rápidas mudanças de mercados dinâmicos e inovadores.
Conheça os cursos que você pode fazer para atuar na área de Administração em Marketing
Tecnólogo em Marketing – https://aupex.com.br/curso/marketing/
Tecnólogo em Marketing Digital https://aupex.com.br/curso/marketing-digital-3/
Tecnólogo em Mídias Digitais https://aupex.com.br/curso/tecnologia-em-midias-digitais/
Bacharel em Publicidade e Propaganda – https://aupex.com.br/curso/publicidade-e-propaganda/
Bacharel em Jornalismo Digital https://aupex.com.br/curso/jornalismo-digital/
Bacharel em Administração – https://aupex.com.br/curso/administracao/